• 15/03/2019
  • Encontro define ações para estimular o turismo regional
  • Categoria: Indústria, Comércio e Turismo
  • O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bacaro, apresentou o planejamento das ações elencadas pela Divisão de Turismo – a serem desenvolvidas na atual administração – visando a promoção do turismo de eventos e negócios na cidade e região, durante encontro da Rede de Turismo Regional (Retur) realizada no Teatro Vera Schubert, nesta semana.

Presente à reunião, o professor Jacó Gimennes, consultor de Turismo da Instância de Governança Regional (IGR) na Retur, ministrou palestra relatando sua experiência durante o período em que presidiu a Paraná Turismo, destacando o empenho de sua administração no desenvolvimento do turismo regional do interior do Paraná, com destaque nos municípios que compõe os Corredores das Águas no Norte e Noroeste do Paraná.

Com mais de 20 anos de atuação no turismo paranaense, o professor Jacó focou o desenvolvimento econômico dos municípios, motivando os presentes a continuar acreditando e trabalhando para fortalecer o turismo local. Ressaltou a importância da atração de turistas aos estabelecimentos do trade turístico (rede hoteleira, meios de transporte, centros de eventos, artesanato e gastronomia), mas também ao comércio, prestação de serviços, produções artísticas, indústrias e administração pública, entre outros segmentos que atendem direta ou indiretamente o turista. “Tudo isso contribui para a permanência dos visitantes”, apontou.

O palestrante defendeu a promoção de ações que incentivem o turismo interno, com opções para que os habitantes permaneçam na região, “conhecendo os atrativos turísticos das suas cidades e dos municípios vizinhos, movimentando a economia local e regional”, disse, recomendando que os destinos sejam disseminados entre amigos e familiares.

Douglas Bacaro atualizou os presentes sobre o andamento das obras no Centro de Eventos e no Aeroporto Orlando de Carvalho, destacando a importância desses equipamentos para o desenvolvimento do turismo regional. Informou ainda sobre a contratação, pela Prefeitura de Umuarama, de cursos do Senac e do Senai para suprir a demanda de mão de obra qualificada no atendimento ao turista. “Precisamos unir esforços e firmar parcerias entre os municípios vizinhos para o desenvolvimento do turismo de lazer, aventura e natureza, e também para melhorar o atendimento a fim de fidelizar o turista”, disse o secretário.

O professor Jacó se colocando a disposição para auxiliar no planejamento estratégico das ações do turismo e defendeu a realização de uma conferência municipal de turismo, além de ações em comemoração ao Ano Estadual da Gastronomia, no turismo gastronômico. O chefe de Divisão de Turismo, Anderson Arilson de Freitas, encerrou a reunião reiterando o turismo como ação coletiva entre gestores, conselho, empresas do trade, atrativos e parceiros.

Participaram da reunião a equipe da Retur, empresários do Umuarama e Região Conventions & Visitors Bureau – Instituto Umuarama de Turismo e Eventos, e representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Divisão de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Casa do Empreendedor, Agência do Trabalhador, Câmara de Vereadores, Senac, Sebrae, estudantes de Turismo e gestores dos municípios de Iporã e Tapejara.

Fotos: clique aqui

Crédito: Tiago Boeing/ PMU