• 09/02/2019
  • Umuarama terá carnaval com muita animação no Lago Aratimbó
  • Categoria: Fundação Cultural
  • Umuarama terá uma animada festa de carnaval nos dias 3 e 4 de março, no Lago Aratimbó. Serão dois dias de folia com uma banda contratada pelo município, espaço para blocos carnavalescos, apresentações de escola de samba e feira gastronômica. A animação está sendo organizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Umuarama, com apoio das demais secretarias municipais.

As crianças terão prioridade no domingo, 3, com a matinê das 15h às 20h. Para os adultos, a folia será na segunda-feira, 4, véspera do Dia de Carnaval, das 18h às 23h. Nos dois dias os foliões e visitantes poderão se deliciar com uma grande variedade de lanches nos “food trucks” da cidade, que participarão da feira gastronômica.

A diretora da Fundação Cultural, Vera Lúcia de Oliveira Borges, lembra que haverá espaço para a participação de blocos carnavalescos – os responsáveis deverão realizar inscrição até o próximo dia 20, na secretaria do Centro Cultural Vera Schubert (ao lado do Paço Municipal, no Centro Cívico). As inscrições são gratuitas.

“Reunimos a equipe organizadora nesta semana, bem como representantes da Escola de Samba Unidos de Vila Tiradentes e do Coletivo Dandara, que demonstraram interesse em participar, e estamos preparando tudo com muito carinho, para ajudar a manter viva a tradição do carnaval em nossa cidade. Monte seu bloco e venha participar com a gente. Vai ter muita folia no Lago Aratimbó”, reforçou Vera Borges.

FOLIA COM SAÚDE

Aproveitando o clima de carnaval, o Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde preparou uma semana de ações preventivas sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e oferecerá orientações, testes rápidos e impressos à população. A campanha acontece de 25 e 28 deste mês. No Brasil são registrados 40 mil novos casos de HIV por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

Dia 25 pela manhã haverá visitas e orientação ao comércio nas imediações da Estação Rodoviária, sensibilizando as pessoas para o teste rápido que será oferecido no dia seguinte. À noite haverá panfletagem, orientação e distribuição de preservativos nos bares da Avenida Maringá, campus sede e campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar).

Dia 26 será disponibilizado o teste rápido para HIV, sífilis e hepatite dos tipos B e C no Ambulatório de Infectologia (ao lado do Pronto Atendimento Municipal), das 8h às 16h. Dia 27 haverá palestra sobre ISTs e HIV/Aids, sífilis e hepatites virais com o infectologista Ricardo Perci no Cense (Centro de Socioeducação de Umuarama), além do teste rápido.

A programação fecha dia 28, com palestra e testes rápidos – que fornecem resultados em até 30 minutos – no 25º Batalhão da Polícia Militar, pela manhã, informou a assistente social do Ambulatório Municipal de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini.