• 09/02/2019
  • Mais de 8.500 alunos voltam às aulas segunda, na rede municipal de ensino
  • Categoria: Educação
  • Mais de 8.500 crianças e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltam às aulas nesta segunda-feira, 11, na Rede Municipal de Umuarama. Os 44 estabelecimentos de ensino da cidade estão prontos para receber os alunos, após o agradável período de férias escolares.

Direção, professores e servidores das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão motivados e preparados. Durante as férias, várias escolas receberam serviços de manutenção, reparos e melhorias para proporcionar um ambiente agradável aos estudantes e funcionários.

Neste ano, a rede municipal terá 5.180 alunos no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), 44 na EJA (até o momento), 1.977 na Educação Infantil (crianças de 4 a 5 anos) e até agora, 1.311 no ensino pré-escolar (0 a 3 anos) – número que deve aumentar, uma vez que a secretaria ainda está recebendo matrículas de cadastrados no Sistema Fila Única.

Por recomendação do prefeito Celso Pozzobom, a Educação vem recebendo atenção especial porque o setor será uma das prioridades para o ano. “Educação sempre foi prioridade, porém neste ano – com alguns gargalos já resolvidos desde o início da gestão – conseguiremos investir mais na melhoria das escolas, formação e valorização dos professores, material didático, enfim, criaremos melhores condições para o desenvolvimento educacional”, apontou.

O prefeito comentou, inclusive, sobre a possibilidade de concurso público para contratação de professores e servidores para a área de educação. “Sabemos da necessidade de mais profissionais, por isso estamos estudando as condições financeiras do município e preparando um processo seletivo para ampliar o quadro, desde que dentro da nossa capacidade de pagamento”, afirmou Pozzobom.

Lembrou ainda das escolas em obras, que vão permitir ampliar as vagas para a classe estudantil. “Temos escolas em construção nos bairros Primeiro de Maio e Zona Seis, além da ampliação da escola do Jardim Alphaville e outras obras em diversos estabelecimentos. Além disso estudamos a construção de mais um CMEI. Essas obras recebem toda a nossa atenção e, assim que concluídas, ajudarão a melhorar a estrutura oferecida ao ensino no município”, completou o prefeito.

Nesta semana mais de 800 professores, diretores e servidores do setor participaram da Semana Pedagógica 2019, coordenada pela secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, no Centro Cultural Vera Schubert.

“O evento permitiu atualizar conhecimentos, orientar e motivar os educadores para o início do ano letivo, com palestras e diversas atividades que se estenderam de terça a sexta-feira”, disse a secretária. “Estamos prontos e animados para receber os 8.512 alunos matriculados para este ano e oferecer uma educação de qualidade, com carinho e atenção”, completou Mauriza Lima.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto