• 08/02/2019
  • Trecho onde galerias foram recuperadas recebe capa asfáltica
  • Categoria: Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
  • Após um período de consolidação da base, o trecho da Avenida Parigot de Souza comprometido pela ruptura de galerias pluviais – ao lado do antigo complexo poliesportivo – recebeu a capa asfáltica nesta sexta-feira, 8, e está totalmente recuperado. O trafego já fluía normalmente no trecho, após a recuperação do aterro, e agora está regularizado com a pavimentação.

O serviço não foi realizado antes porque o solo precisava ser estabilizado. “Tivemos de realizar uma escavação bem profunda naquele ponto, para recuperarmos as galerias danificadas. Como é um ponto em que existem várias tubulações, não é recomendado compactar o aterro com vibração e por isso decidimos esperar algumas semanas para que, apenas com a passagem de veículos, a terra se acomodasse naturalmente”, explicou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

O trecho foi interditado no início de janeiro, após o afundamento parcial da pista. Foi necessário uma grande escavação – já que a tubulação danificada estava a cerca de 6 metros da superfície –, a troca de tubos e construção de uma caixa de ligação subterrânea. Depois o aterro foi recuperado e no último dia 17 liberado ao tráfego, de forma provisória.

Nesta sexta-feira o solo foi preparado, recebeu pintura de ligação e, por fim, uma grossa camada de massa asfáltica quente (CBUQ), aplicada por equipe própria da Secretaria de Obras. “A avenida é importante para o transporte de cargas e deslocamento da população. Ela recebe grande trânsito de veículos de regiões bastante povoadas e de outras cidades, pois liga o centro às rodovias PR-323 e PR-489”, explicou o secretário Isamu.

O prefeito Celso Pozzobom tem assegurado como prioridade a manutenção e melhoria das galerias pluviais de Umuarama, bem como a limpeza da tubulação e das bocas de lobo. Para isso, a Prefeitura contratou serviço especializado que utiliza um caminhão com jatos d’água de alta pressão e uma potente bomba de sucção de detritos. “É um serviço que nem sempre aparece, mas é importante para a drenagem pluvial, conservando a estrutura existente e evitando que problemas como ele da Avenida Parigot de Souza se repitam em outras localidades”, disse o prefeito.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto