• 07/02/2019
  • Carnaval terá campanha de orientação contra Aids e outras ISTs
  • Categoria: Saúde
  • O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde preparou uma semana de ações preventivas sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e oferecerá para a população orientações, testes rápidos e materiais impressos. A campanha é voltada ao carnaval e será realizada entre os dias 25 e 28 deste mês.

A primeira atividade será no dia 25 pela manhã, com visitas e orientação ao comércio geral nas imediações da Estação Rodoviária, sensibilizando as pessoas para o teste rápido que será oferecido no dia seguinte. À noite haverá panfletagem, orientação e distribuição de preservativos nos bares da Avenida Maringá, campus sede e campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar).

No dia 26 a população poderá realizar o teste rápido para HIV, sífilis e hepatite dos tipos B e C no Ambulatório de Infectologia (localizado ao lado do Pronto Atendimento Municipal), das 8h às 16h. Para o dia 27 está agendada palestra de prevenção a ISTs e HIV/Aids, sífilis e hepatites virais com o infectologista Ricardo Perci, no período da manhã no Cense – Centro de Socioeducação de Umuarama, além do teste rápido.

A programação fecha no dia 28, com a palestra do infectologia e a realização de testes rápidos – que fornecem resultados em até 30 minutos – no 25º Batalhão da Polícia Militar, também no período da manhã, informou a assistente social do Ambulatório Municipal de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini. No Brasil são registrados 40 mil novos casos de HIV por ano, de acordo com o Ministério da Saúde. O número de mortes por Aids caiu 16,5% no ano passado.