• 05/02/2019
  • Semana Pedagógica leva motivação para professores da rede municipal
  • Categoria: Educação
  • O prefeito Celso Pozzobom e a secretária municipal da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, abriram na manhã desta terça-feira, 5, a Semana Pedagógica 2019 voltada aos professores da Rede Municipal de Ensino, no teatro do Centro Cultural Vera Schubert. O evento busca atualizar conhecimentos, orientar e motivar os educadores para o início do ano letivo – as aulas da rede pública serão iniciadas na próxima segunda-feira, 11 – e conta com palestras e diversas atividades, que se estenderão nesta quarta-feira.

A abertura reuniu ainda o presidente da Câmara, vereador Noel do Pão, secretários municipais, outros vereadores, diretores das escolas, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Umuarama (Aciu), Orlando Luiz Santos, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Gilmara Zanatta, representantes dos deputados estadual Delegado Fernando e federal, Zeca Dirceu, e o diretor-superintendente do Sicoob, Fábio Junio Viar, além de outros gerentes e executivos da cooperativa de crédito.

Os professores e demais participantes foram recebidos com um café da manhã e uma apresentação teatral com o professor, escritor e ator Adegilson Parro. “Este é o meu primeiro contato com todos os professores e diretores dos nossos 42 estabelecimentos de ensino, que junto com a equipe da secretaria buscam fazer o melhor pela educação. Espero ter o apoio e o empenho de todos para seguirmos avançando na qualidade do ensino, pois é através de uma boa educação que daremos nossa contribuição para o desenvolvimento de Umuarama. Espero que todos saiam daqui energizados para mais um ano letivo”, disse Mauriza Lima, que assumiu a secretaria no final de 2018.

Celso Pozzobom destacou a qualificação e a dedicação da secretária, que em poucos dias visitou todas as escolas e centros de educação infantil do município e produziu um relatório com a situação e as necessidades de cada unidade, atualizando informações para definir prioridades e assegurar recursos. “Reafirmou que 2019 será o ano da educação em Umuarama. Após solucionarmos problemas e carências urgentes no município, estamos concentrando esforços na melhoria das escolas, em infraestrutura e recursos humanos para superar as dificuldades”, afirmou o prefeito, prevendo inclusive a realização de concurso público para contratação de novos profissionais.

CRONOGRAMA

A Semana Pedagógica continuou com a palestra “Educação: responsabilidade de todos!”, com a secretária Mauriza Lima, reforçando a importância das novas tecnologias e do empreendedorismo na formação dos alunos. Houve ainda sorteios de brindes, palestra com agente de desenvolvimento do Sebrae e ainda o tema “Empreendedorismo e a revolução do ensino”, com o Allan Costa, presidente da Celepar, que veio ao lado do deputado estadual Márcio Nunes, secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, a convite do prefeito Celso Pozzobom.

Nesta quarta, 6, o evento continua com os temas “Inteligência emocional” (palestrante Eliane Cristina Andreis Alberton); “Novembro Dourado: Prevenção ao câncer infantil” (Rotary); “Violência infantil” (Secretaria de Assistência Social); e merenda escolar, com a nutricionista Fabiana Tonon Laino, além do workshop “Seja você!”, com o palestrante Fábio Borges.

A Secretaria de Educação conta com importante apoio do Sicoob Arenito, que disponibilizou materiais (pastas, canetas e blocos de anotação) utilizados nas atividades para os cerca de 800 professores participantes. “Além disso, receberemos 1.200 exemplares do calendário escolar para os professores, contendo eventos, prazos e atividades do ano letivo. Essa parceria é importante e agradecemos ao Sicoob pelo apoio”, reforçou a secretária.

A semana prossegue na quinta-feira, 7, e sexta, 8, com a organização do trabalho pedagógico (planejamento semanal) nas unidades escolares Unidade Escolar, nos períodos da manhã (8h às 12h) e tarde (13h às 17h).

Videos: clique aqui

Crédito: Pedro Oliveira/ PMU