• 05/02/2019
  • Janeiro de 2019 teve maior índice de obras dos últimos cinco anos
  • Categoria: Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
  • A aprovação de obras no primeiro mês do ano foi bem positiva em Umuarama, conforme o relatório mensal de projetos aprovados divulgado nesta segunda-feira, 4, pela Diretoria de Planejamento Urbano da Prefeitura. Janeiro de 2019 teve o melhor volume de aprovações desde 2015 (para o mês), com um total de 13.767,43 m² de liberações para obras das mais variadas dimensões.

No ano passado, o ano começou com a liberação de 5.700 m² e nos anos anteriores os índices foram de 10,7 mil m² (em 2017), 12,1 mil m² (2016) e 10,8 mil m² (2015). “Depois da ótima média registrada no ano passado – que fechou em 20,8 mil m²/ mês –, 2019 já começa com bons números para a construção civil de Umuarama”, aponta o prefeito Celso Pozzobom, ao avaliar os números. “Esse é um sinal de que a confiança continua forte no crescimento econômico e no desenvolvimento do nosso município, diante dos grandes investimentos que a Prefeitura vem realizando com recursos próprios e parcerias com o Estado e o governo federal”, comentou.

O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, lembra que, apesar das grandes variações nos 12 meses do ano passado – que oscilaram com índices entre 5,7 mil m² a 38,6 mil m² – a média de 2018 foi a melhor dos últimos três anos. “E 2019 começou nos surpreendendo de forma positiva”, disse. Segundo ele, é normal uma redução no volume de projetos aprovados em janeiro – no comparativo com os outros meses do ano – devido ao maior comprometimento financeiro da população no começo do ano.

“Mesmo assim notamos que a confiança prevaleceu e, apesar de encarar contas com IPTU, IPVA, material escolar e outras despesas, a população continuou apresentando para análise do município um grande volume de projetos para novas obras, reformas e ampliações. Isso representa mais dinheiro no comércio, empregos (contratação de mão de obra) e serviços, e tudo isso ajuda a movimentar a nossa economia”, acrescentou o diretor de Planejamento Urbano, Antônio Carlos Lavagnini, responsável pelo relatório de aprovação de projetos.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto