• 09/01/2019
  • Construção civil fechou 2018 com crescimento expressivo em Umuarama
  • Categoria: Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
  • A construção civil teve um ano de crescimento em 2018, em Umuarama. É o que aponta a relação de projetos aprovados para obras, pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Projetos Técnicos. O volume final de projetos aprovados – mais de 250 mil m² –, que ficou acima do total atingido nos anos de 2016 e 2017, foi comemorado pelo prefeito Celso Pozzobom. “O ano passado foi bom e acredito que 2019 será melhor ainda, pois o crescimento de Umuarama está se consolidando com altos investimentos públicos e também com a confiança dos empresários, investidores e da população em geral”, disse.

No ano passado, a média mensal de projetos aprovados ficou em 20.850 m² e o acumulado em 12 meses foi de 250.208 m² – volume superior aos 233.407 m² de 2017 e o volume total de 2016 (233.411 m²). “Os dois últimos anos tiveram média mensal aproximada de 19.450 m². Já temos alguns empreendimentos apresentados agora em janeiro, para análise, e acredito que o bom ritmo de obras vai continuar”, disse o diretor de Planejamento Urbano, Antônio Carlos Lavagnini.

O bom índice de 2018 foi atingido apesar do resultado tímido nos dois primeiros meses que, somados, registraram pouco mais de 17 mil m². “A reação veio já em março e, entre altos e baixos, o ano fechou em alta no setor. E um bom ano para a construção civil representa mais recursos circulando na economia local, seja pela geração de empregos e salários, quanto pelo consumo maior de bens e serviços”, acrescentou o secretário municipal de Obras, Planejamento e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

O prefeito Celso Pozzobom lembra que, além de empregar mão de obra e girar o setor de serviços, o comércio também acaba diretamente beneficiado. “A construção civil de Umuarama teve um dos melhores desempenhos de todo o Estado, entre municípios do mesmo porte. E isso se reflete no comércio de material de construção, decoração e também de móveis e eletrodomésticos. Outra qualidade é que o crescimento do setor é bem diversificado, envolvendo prédios de apartamento, edifícios comerciais e casas de todos os padrões, além de reformas e ampliações, que também demonstram a confiança da população no desenvolvimento”, apontou.

O crescimento populacional gera novas demandas em setores como educação, saúde, assistência social e outros serviços públicos, “porém coloca mais recursos em circulação com mais empregos, além de aquecer a economia. É um ciclo virtuoso, desde que o município tenha uma boa leitura da realidade e o planejamento adequado para acompanhar o desenvolvimento, do ponto de vista da infraestrutura”, disse o prefeito. “E investimentos em estrutura são o carro-chefe da nossa administração, como pode ser visto nas diversas obras realizadas e lançadas para os próximos meses, como o aeroporto, pavimentação e duplicação de vias de acesso, drenagem pluvial, conservação de estradas e apoio ao setor produtivo”, completou Pozzobom.