• 08/01/2019
  • Inaugurações da Prefeitura continuam com a capela mortuária de Lovat
  • Categoria: Acesf
  • A Prefeitura de Umuarama inicia 2019 mantendo o ritmo de obras e serviços e o prefeito Celso Pozzobom convida a população para prestigiar a primeira inauguração do ano. A nova capela mortuária do distrito de Lovat será entregue neste dia 10, quinta-feira, em solenidade marcada para 19h. A capela foi construída na Rua Maringá, nº 213, esquina com a Rua Cambé – proximidades do cemitério local – e terá a gestão da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf).

Com esta obra, os três maiores distritos de Umuarama passam a contar com capelas mortuárias para a realização de atos fúnebres em local confortável e apropriado. Duas delas – em Serra dos Dourados e Lovat – foram construídas na atual administração. “Estamos investindo cerca de R$ 320 mil em recursos próprios da Acesf nas duas obras. É um direito da população que não foi atendido no passado e que agora, priorizado pelo prefeito Celso Pozzobom, passa a ser uma realidade”, disse o diretor-presidente da Acesf, Alexandre Gobbo Maroto.

As execuções foram acompanhadas pela Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos. De acordo com o secretário Isamu Oshima, ambas seguiram o cronograma. Em Serra dos Dourados o município investiu R$ 155,6 mil na edificação de 87,6 m² e a inauguração ocorreu no início de dezembro. Já em Lovat o investimento foi de pouco mais de R$ 172 mil e a obra tem cerca de 90 m².

“São obras pequenas, porém muito importantes para atender à comunidade. Apesar da longa história, os distritos nunca foram contemplados pelo município em uma necessidade básica que é um local para acolher as famílias num momento tão difícil como esse, da perda de um ente querido. Agora podemos oferecer um espaço adequado e confortável para as cerimônias fúnebres”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom.

A implantação de capelas nos distritos é uma forma de melhorar o atendimento. “Com o apoio do prefeito, a Acesf tem realizado melhorias estruturais no cemitério municipal e estende a atenção também aos distritos. Já existe uma capela em Santa Eliza e agora entregamos mais duas em Serra e Lovat, para que as famílias não precisem mais realizar velórios em suas residências”, completou Alexandre Maroto.