• 22/12/2018
  • Restaurante Popular será licitado; recursos já estão na conta da Prefeitura
  • Categoria: Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
  • A primeira parte dos recursos para construção do primeiro restaurante popular de Umuarama já foi liberada para a Prefeitura. A licitação já está autorizada e será lançada nos próximos dias pelo prefeito Celso Pozzobom. A obra será realizada em conjunto com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), responsável pela liberação da maior parte dos recursos – quase R$ 4 milhões, com uma contrapartida de R$ 421 mil do município.

“O restaurante popular é uma boa notícia para encerrar 2018, um ano de muitas conquistas, realizações e avanços obtidos com planejamento, reorganização da administração e boa gestão dos recursos públicos. Retomamos diversas obras paradas e inacabadas no início do ano passado. Já entregamos algumas e as outras estão encaminhadas”, avaliou Pozzobom. “Além disso, realizamos obras estruturais importantes e desenvolvemos o maior programa de pavimentação e recape asfáltico dos últimos anos em Umuarama. Quem anda pelas nossas ruas já percebeu a diferença”, apontou.

O contrato para construção do restaurante popular foi assinado com o chefe do núcleo regional da Seab em Umuarama, José Antônio Duarte, no último dia 17, entre o município e o governo do Estado. “É mais um grande passo que estamos dando para atender pessoas e famílias que necessitam de alimentos saudáveis para o dia a dia, com preço acessível. Vamos investir quase R$ 4 milhões nessa importante obra”, disse o prefeito, na ocasião. Os projetos foram divulgados nesta semana, bem como a perspectiva da obra.

Para implantar o Restaurante Popular, a Prefeitura aplicará R$ 3 milhões 920,5 mil – dos quais R$ 3,5 milhões serão provenientes do Estado e outros R$ 421 mil são contrapartidas do município. O projeto compreende a construção de cozinha, espaço administrativo e refeitório. Inclui ainda aquisição de equipamentos, materiais permanentes e de consumo para produzir e servir refeições de boa qualidade com preço simbólico, focando o fortalecimento da rede de proteção alimentar.

Terão prioridade no atendimento segmentos mais vulneráveis da sociedade, com deficit nutricional, pois a unidade está alinhada ao Programa Paranaense de Apoio aos Restaurantes Populares. “A ideia é levar comida boa e barata para trabalhadores, idosos, desempregados, estudantes, aposentados, coletores de material reciclável, vendedores ambulantes e moradores de rua, entre outros”, explicou Pozzobom. “Vamos ofertar refeições saudáveis para reduzir o número de pessoas em situação de insegurança alimentar e risco nutricional”, disse.

O restaurante popular também deve firmar parcerias junto a empresas com grande número de empregados no parque industrial da cidade, para servir alimentação de qualidade no local de trabalho, dando mais tempo aos trabalhadores e reduzindo os custos com alimentação.

O diretor de Agricultura do município, Elídio Pavan, lembra que o restaurante popular é mais uma ferramenta nas estratégias de combater a fome, que ajuda a melhorar a qualidade na alimentação distribuída à população carente, dentro da política municipal de segurança alimentar. “Ele se soma a programas como o Banco de Alimentos, Lixo que Vale, Compra Direta, Sacolão do Produtor, distribuição de cestas verdes e repasses de alimentos a diversas entidades que atendem famílias necessitadas e servem refeições prontas gratuitamente à população, ampliando o alcance das ações do município e o público atendido”, completou.