• 21/12/2018
  • Crianças de Umuarama disputarão 25ª Corrida São Silvestrinha, em SP
  • Categoria: Esporte e Lazer
  • A Associação Ferreirão Amigos do Esportes (Afade), que neste ano de 2018 desenvolveu várias atividades na modalidade atletismo, vai fechar o ano com participação em uma das provas mais tradicionais do país. Com apoio da Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e de outros parceiros, uma delegação de atletas mirins da Capital da Amizade estará na Corrida de São Silvestre, em São Paulo, neste sábado, 22, a partir das 13h30.

A competição, destinada a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, é chamada Corrida São Silvestrinha e neste ano chega à sua 25ª edição, abrindo a programação oficial da 94ª Corrida de São Silvestre no Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães/ Pista de Atletismo. A São Silvestrinha nasceu para incentivar a prática esportiva e ampliar a base do esporte, reunindo jovens atletas no masculino e feminino, em provas que variam de 50 a 800 metros.

São 12 categorias em disputa, proporcionando diversão e prática esportiva. As categorias e suas respectivas distâncias são as seguintes: Categoria 6 anos – 50 metros; Categoria 7 anos – 50 metros; Categoria 8 anos – 60 metros; Categoria 9 anos – 60 metros; Categoria 10 anos – 80 metros; Categoria 11 anos – 80 metros; Categoria 12 anos – 100 metros; Categoria 13 anos – 100 metros; Categoria 14 anos – 600 metros; Categoria 15 anos – 600 metros; Categoria 16 anos – 600 metros; e Categoria 17 anos – 800 metros.

Ao longo de sua história a São Silvestrinha tem contribuído para o esporte, revelando talentos e proporcionando o acesso de corredores de várias idades. “A participação de Umuarama coroa um trabalho voluntário de base que envolve muitos parceiros, dedicação e suor, pois as crianças treinam como gente grande para esta e outras competições que realizamos ao longo do ano”, comenta a treinadora Celiné Vitório.

As crianças e a adolescentes de Umuarama que vão participar da 25ª São Silvestrinha são Ronaldo Vitório da Silva, Gustavo Pereira da Silva, Kaique Pereira Ramos, Ruan dos Santos Pereira, Rian dos Santos Pereira, Vitor Hugo de Sousa Santos, Hernany Aparecido da Silva Menezes, Fellipe Gabriel Domingos Prina, Any Beatriz Alves Sousa Jordão, Geovana Vytoria Ramos Neves, Paulo Henrique Alves Stel, Maria Fernanda Gomes de Oliveira e Adrian Fellipe Menck Pereira.

“Agradecemos a todos que nos apoiaram e patrocinaram, acreditando no trabalho realizado, especialmente a Prefeitura Municipal, a Unimed Umuarama, vereador Júnior Ceranto, Suco Prats, Confecção Vida Ativa, Van Car Veículos, Grupo Sebrae Mulher, Grupo Colmeia, Sabatini, Hotel Romer e CV Geração Esportiva, entre tantos outros apoiadores deste projeto”, completou Celiné.

A associação é presidida por Marcos Maximo e tem como vice Júnior de Almeida, que realizam um trabalho importante com crianças e adolescentes do município. A coordenadora é a ex-atleta Celine Vitório, que se dedica voluntariamente ao treinamento das crianças e adolescentes. “Trabalhamos para que eles adotem a prática do atletismo como um hábito de saúde, formando assim bons cidadãos.

COMPETIÇÕES

Ao longo de 2018, a Afade também realizou o Circuito Kids nos distritos de Lovat, Serra dos Dourados e também no Conjunto Sonho Meu. Em 18 de novembro, a Afade realizou a 1ª Corrida Kids da Proclamação com cinco categorias, no masculino e feminino, obtendo um ótimo resultado com as crianças de Umuarama e outros municípios, como Mariluz, Guaíra e Toledo, totalizando cerca de 250 crianças participantes.

Em 9 de dezembro foi realizada a 1ª Corrida e Caminhada Pé na Trilha, na Estrada Jaborandi (saída para Maria Helena), com várias categorias no masculino e feminino e a participação de aproximadamente 100 atletas. Além disso, a Afade esteve presente em competições disputadas nas cidades de Maringá, Cianorte, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Toledo, Guaíra, Curitiba, Icaraíma e Cruzeiro do Oeste, além de cidades do Mato Grosso do Sul. “Tivemos até participantes paraguaios em competições que ganharam um internacional. Agradecemos a todos que nos apoiaram e patrocinaram, acreditando no projeto e no trabalho realizado”, completou Celiné.

Fotos: clique aqui

Crédito: Divulgação