• 20/12/2018
  • Obras avançam e aeroporto recebe serviços complementares
  • Categoria: Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
  • Com a pista concluída, as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho entram na reta final. O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, informa que o município também tem realizado algumas obras complementares para resolver situações pontuais. Nesta semana, por exemplo, o pátio de manobras ganhou adequações nas galerias pluviais, para eliminar pontos de acumulação de água da chuva.

“Esse serviço foi necessário porque algumas bacias de água estavam se formando próximo à área dos hangares e também no terminal de passageiros. Com o redirecionamento da tubulação e melhoria na captação, esse problema foi eliminado”, explicou Isamu. Para a finalização da parte estrutural o secretário informou que falta concluir o terminal de passageiros, que está bem adiantado, e o galpão para o serviço de combate a incêndios, que inclui garagem para o caminhão e um espaço para a equipe de plantão, além do plantio de alguns trechos de grama.

A pista de pousos e decolagens recebeu recapeamento com uma grossa camada asfáltica. O cronograma foi prejudicado pelas chuvas, mas o serviço foi concluído e inclusive a sinalização horizontal já foi implantada. O projeto envolve ampliação da pista, reperfilamento e correção de trechos deteriorados, alargamento das faixas laterais e ampliação da área de manobra das aeronaves, além de relocação da bomba de combustível e construção de via para acesso rápido do caminhão de combate a incêndios.

Outra etapa de obras no aeroporto compreende a reforma e ampliação da Estação de Embarque e Desembarque de Passageiros, implantação de esteira para bagagem, construção do Sescinc (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis), aquisição de móveis e equipamentos a serem instalados na estação, implantação da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) e por fim a elaboração dos planos, programas e recursos humanos para operação.

O prefeito Celso Pozzobom afirma que as obras e a consolidação da linha aérea conectando a cidade ao restante do país é um passo muito importante para a economia local e regional. “Umuarama entra no mapa do desenvolvimento. A linha aérea permite a investidores, empresários e empreendedores conhecer o nosso enorme potencial”, defendeu. Além disso, um aeroporto moderno ajuda – na visão do prefeito – “a desenvolver o turismo, os negócios, o setor educacional e tantas outras possibilidades que se abrem, sem falar na facilidade de deslocamento da população para grandes centros”, completou.

Fotos: clique aqui

Crédito: Tiago Boeing/ PMU