• 19/12/2018
  • Inaugurado nesta terça-feira, novo condomínio acolhe 10 idosos
  • Categoria: Habitação
  • O prefeito Celso Pozzobom inaugurou na tarde desta terça-feira, 18, ao lado de diversas autoridades, o novo Condomínio do Idoso que acolherá dez idosos com moradias de boa qualidade, sem cobrança de aluguel ou prestação. As unidades residenciais foram construídas no Jardim Iguaçu. Agora, os beneficiários – selecionados após criteriosa avaliação e acompanhamento da Secretaria Municipal de Habitação – poderão viver em quitinetes de 32 m² com quarto/cozinha, banheiro e lavanderia, além de uma ampla área comum com Academia da Terceira Idade (ATI), sala de enfermagem, área de lazer e ajardinamento.

“Não é fácil atender a todas as demandas que recebemos, porém com planejamento, boa gestão dos recursos e sensibilidade dos nossos secretários, conseguimos avançar em vários sentidos. Hoje é o dia de atender a essas 10 pessoas que já passaram por muita coisa na vida e agora terão um lar confortável para viver em comunidade, podendo aproveitar melhor a sua aposentadoria sem se preocupar com aluguel ou prestação”, destacou o prefeito.

Pozzobom reconhece que a demanda para essa faixa da população é muito maior, cerca de 200 unidades, “mas a administração também precisa se preocupar com os jovens, adolescentes, as crianças, as gestantes, com toda a população, e atender a cada um na medida do possível”, apontou. “Queremos expandir esse programa, ampliar o Condomínio do Idoso lá do Primeiro de Maio, mas tudo ao seu tempo”, disse, agradecendo a todos que se envolveram no projeto, como o ex-secretário da Habitação, Mauro Liutti, o atual, Amós Westphal, o arquiteto Luiz Carlos Souza, a diretora da secretaria, Andreia Grazielle Honorato Corrêa e toda a equipe, bem como os setores de obras e serviços públicos.

Liutti destacou a preocupação do arquiteto Luiz Carlos Souza coma acessibilidade e a qualidade de vida que as moradias proporcionarão aos idosos. Westphal reforçou a lisura no processo de seleção dos beneficiários e desejou uma longa e alegre estadia a todos. A presidente do Conselho Municipal do Idoso e membro do conselho estadual, professora Sebastiana Ruiz Garcia, lembrou ter acompanhado a obra desde o início e parabenizou a administração do prefeito Celso Pozzobom por esta realização, reforçando a importância do acompanhamento aos idosos na questão da saúde e assistência social.

Em nome da Câmara Municipal, o vereador Newton Soares afirmou que “é uma obrigação do poder público atender bem aos idosos, por tudo que eles já fizeram pelo desenvolvimento de Umuarama”. Em seguida o prefeito Celso Pozzobom entregou as chaves aos beneficiários e descerrou a placa inaugural. Estiveram presentes à inauguração, ainda, o vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva, o gerente do Senac/Umuarama, Valdemir Frassom, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Arnaldo Fernandes (França), e vários secretários municipais, além de familiares dos beneficiários.

Os moradores do condomínio poderão utilizar o espaço por tempo indeterminado, pagando apenas as despesas de água e energia elétrica, desde que respeitem o contrato. Eles ficarão bem próximos de igreja, unidade básica de saúde e ponto de ônibus, para se deslocarem com facilidade a qualquer ponto da cidade. A obra teve o investimento de R$ 463 mil, com recursos do Fundo Municipal de Habitação. “Este fundo está sendo capitalizado para construir novas unidades e atender mais idosos, dentro da política de atenção do prefeito Celso Pozzobom”, completou Liutti.

Fotos: clique aqui

Crédito: Tiago Boeing/ PMU

Vídeo: clique aqui

Crédito: Pedro Oliveira/ PMU