• 06/12/2018
  • Inaugurado no Jardim Espanha acesso mais rápido da rodovia PR-323 ao centro
  • Categoria: Obras, Projetos Técnicos e Planejamento Urbano
  • Moradores e visitantes da Capital da Amizade já podem entrar e sair da cidade por um novo acesso, que reduz a distância entre a rodovia PR-323 e a região central, passando pelo Jardim Espanha. O prefeito Celso Pozzobom, vereadores, secretários municipais e demais autoridades inauguraram a nova ponte construída sobre o ribeirão Pinhalzinho e o prolongamento da Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes, que conecta a rodovia à Avenida Parigot de Souza, na tarde da última quarta-feira, 5.

O vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva, empresários da região e lideranças políticas acompanharam o ato. O prefeito Celso Pozzobom destacou que a nova via desafoga o tráfego intenso de veículos que chegam pela PR-323, rumo à região central, utilizando principalmente as avenidas Tiradentes (no viaduto) e Doutor Ângelo Moreira da Fonseca (trevo do Posto Gauchão).

“O ex-prefeito Alexandre Ceranto (in memorian) ensaiou a construção de uma ponte nesse local, mas ela não foi concluída. Outros prefeitos prometeram construir esse acesso, que é o mais rápido entre a rodovia e o centro, mas agora ele é uma realidade e facilitar a vida dos moradores de quatro bairros próximos e dos empresários, além de tornar a região atrativa para novos investimentos”, afirmou.

Pozzobom lembrou que em 23 meses, a administração municipal já construiu três pontes nesta região da cidade – as outras duas são no Jardim Petrópolis e no Parque Laranjeiras – “eliminando de vez um problema que ameaçava a segurança dos moradores e usuários que transitam por aqui”. “Além disso, concluímos a construção da Unidade Básica de Saúde do San Remo, recuperamos a passagem por trás do antigo poliesportivo, a Parigot de Souza, estamos levando recapeamento e micropavimento a vários bairros, diversas obras na cidade e também nos distritos”, completou.

A obra facilitará o deslocamento emergencial do Samu e do Corpo de Bombeiros para o atendimento de ocorrências na rodovia PR-323, uma das mais perigosas do Estado, e também aproximará o Aeroporto Regional Orlando de Carvalho do centro da cidade. “Em breve licitaremos a duplicação da rodovia que liga ao Sonho Meu e o prolongamento da Avenida Portugal, na saída para Maria Helena. Temos muitas obras para lançar nos próximos meses, preparando a cidade para o desenvolvimento. Neste final de ano, temos muito a comemorar”, encerrou Pozzobom.

ESTRUTURA

O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, lembra que o projeto inclui trechos de asfalto novo, reperfilamento e recape na parte mais antiga da avenida, 97 placas e ampla sinalização de faixas de pedestre, preferenciais e divisórias das pistas visando o controle, advertência, orientação e informação aos usuários. A Diretoria de Trânsito (Umutrans) implantou semáforo no entroncamento da Ariovaldo de Moraes com a Parigot de Souza e reforçou a sinalização.

A extensão da avenida recebeu asfalto, calçamento, grama, iluminação com lâmpadas de LED, drenagem pluvial e uma ponte bem larga, com espaço seguro para o trânsito de veículos, ciclistas e pedestres. A Prefeitura iniciou o serviço com a construção da ponte, que custou R$ 1,2 milhão. Depois foram construídos os aterros, galerias pluviais, iluminação, calçadas, gramado e o asfalto, ao custo de R$ 1 milhão 119 mil – tudo com recursos próprios.

O canteiro central e as calçadas receberam grama esmeralda, enquanto as encostas foram reforçadas com grama mato-grosso, que ajuda a segurar a terra e evitar a erosão. Cerca de 70 mudas de ipês também foram plantadas nas laterais do novo acesso.

Participaram da inauguração, ainda, vereadores, o presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Orlando Santos, o presidente da Sociedade Rural (SRU), Milton Gaiari, empresários e a comunidade local.

Fotos: clique aqui

Crédito: Tiago Boeing/ PMU