• 04/12/2018
  • Quatro unidades de saúde atenderão à população durante férias coletivas
  • Categoria: Administração
  • Em razão do decreto 249/2018, que declara ponto facultativo o dia 24 de dezembro e estipula o expediente de trabalho nos órgãos da administração direta e indireta do município entre os dias 26 de dezembro a 4 de janeiro, os usuários do sistema público de saúde devem ficar atentos a algumas adequações temporárias. Quatro unidades de saúde atenderão à população, no período.

O decreto, publicado em 30 de outubro no Diário Oficial, declara 24 de dezembro ponto facultativo aos órgãos da administração municipal, porém estabelece que não será facultado o ponto aos servidores que prestam serviços essenciais que, por sua natureza, não podem parar, entre os quais a Vigilância em Saúde (serviços de Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica), serviços funerários, varrição de ruas, coleta de lixo e a Guarda Municipal. Define, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde manterá o Pronto Atendimento funcionando normalmente, para atendimento aos casos de urgência e emergência.

Pelo decreto, serão concedidas férias coletivas aos servidores municipais no período de 26 de dezembro a 4 de janeiro de 2019, com exceção dos lotados em serviços essenciais que não possam sofrer interrupções, como o Pronto Atendimento, terá expediente normal das 7h às 23h. Neste período, haverá atendimento especial em algumas unidades básicas de saúde (UBS) que passam a concentrar dos serviços das demais unidades.

Os postos de saúde que funcionam durante o período de férias coletivas serão os seguintes: UBS Bem-Estar, atendendo também aos pacientes das unidades Conjunto 26 de Junho, Conjunto Ouro Branco, Posto Central e Distritos; UBS Vitória Régia, que atenderá as unidades Cohapar I, Parque San Remo, Parque Industrial e Sonho Meu; UBS Lisboa (atendendo também os jardins Cruzeiro, Panorama, Dom Bosco e a Cohapar II; e UBS 1° de Maio, para os pacientes do Conjunto Guarani, Praça Anchieta, Parque Jabuticabeiras e Centro de Saúde Escola.

Por outro lado, o Paço Municipal terá expediente das 9h às 16h nos dias 26 a 28 de dezembro e 2 a 4 de janeiro, por meio de escalas de servidores preparadas pelas secretarias e demais órgãos da administração, para atendimento nos setores prioritários. Nos dias 27 e 28 de dezembro, 3 e 4 de janeiro o Conselho Tutelar atenderá das 8h às 14h e o Centro POP das 9h às 15h. A Secretaria de Defesa Social / Diretoria de Trânsito (setor Administrativo) e a Acesf (Autarquia de Cemitérios e Serviços Funerários) terão expediente normal.

No decreto, o prefeito Celso Pozzobom considerou o princípio da continuidade do serviço público ao exigir a manutenção dos serviços essenciais, assim como a uniformidade na conduta entre os diversos órgãos da administração direta e indireta do município.