• 04/12/2018
  • Reperfilamento asfáltico melhora tráfego em vias centrais e nos bairros
  • Categoria: Obras, Projetos Técnicos e Planejamento Urbano
  •  Com recursos e equipe própria, a Prefeitura de Umuarama revitalizou nesta semana o pavimento asfáltico de vários trechos de ruas e avenidas, tanto na região central como em zonas residenciais. De acordo com o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, foram utilizadas cerca de 500 toneladas de massa asfáltica usinada a quente (CBUQ). “Com o trabalho finalizado, a durabilidade será de, pelo menos, quatro anos. Mas temos trechos recuperados desta forma que estão em boas condições até seis, oito anos depois de realizado o serviço”, afirmou.
    O investimento no material foi de aproximadamente R$ 180 mil e a mão de obra utilizada, bem como os equipamentos, é do próprio município. “Optamos pelo reperfilamento onde as condições das vias estão mais precárias. A equipe faz uma limpeza, tapa os buracos maiores e depois é aplicada uma camada asfáltica de 2 cm de espessura, espalhada com patrola e compactada com rolo. Por fim as vias deverão receber sinalização”, explicou o secretário.
    Nesta semana o trabalho começou na Avenida Rio Branco, entre a Praça Santos Dumont e a Rua Governador Ney Braga – na frente da Agência do Trabalhador. Depois o serviço foi realizado na Avenida Presidente Castelo Branco, entre a Tiradentes e a Rua Voluntários da Pátria. Outra via beneficiada com o reperfilamento foi a rua Humaitá, no Alto São Francisco, bem como a rua 26 de Junho e parte da Rua 13 de Maio, que contorna o Colégio Estadual Princesa Izabel, finalizada nesta sexta-feira, 30.
    O mesmo serviço também foi executado nas ruas principais do Jardim União e do Jardim San Rafael, onde a Prefeitura também executa uma nova etapa do Programa de Micropavimentação nas ruas de menor movimento, nos bairros.
    “Desde o início desta gestão, estamos investimento muitos recursos na recuperação do pavimento asfáltico, que encontrava-se muito deteriorado no início de 2017. Já fizemos dezenas de quilômetros de recapeamento em todas as regiões da cidade, levamos pavimentação a alguns pontos em que as ruas eram de terra e com a micropavimentação estamos chegando a quase todos os bairros residenciais”, disse o prefeito Celso Pozzobom, que acompanha pessoalmente a execução dos serviços.
    O objetivo é dar mais segurança e conforto para a população, que utiliza as vias públicas no deslocamento para o trabalho, escolas, comércio, “e precisa de ruas bem conservadas e sinalizadas, por isso este é um setor que nunca para na administração municipal”, completou o prefeito.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto