• 08/11/2018
  • Casa do Empreendedor é premiada pela Fomento Paraná e Sebrae
  • Categoria: Indústria, Comércio e Turismo
  • A Casa do Empreendedor e o agente de desenvolvimento Paulo Leon Baraniuk foram premiados pela Fomento Paraná – instituição financeira do Governo do Estado – e pelo Sebrae/PR no Encontro Estadual de Agentes de Crédito e Desenvolvimento, realizado em Pontal do Paraná, Litoral do Estado. Nesta semana, os prêmios foram apresentados ao prefeito Celso Pozzobom.

O evento reuniu 300 agentes que atuam em todas as regiões estaduais, com o objetivo de promover a capacitação e conectar boas práticas do uso do microcrédito para a competitividade dos pequenos negócios nos municípios. “Essa troca de informações é importante para os negócios e o desenvolvimento nas pequenas comunidades”, afirmou o presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade.

Com a rede de agentes, a Fomento Paraná contratou R$ 280 milhões em financiamentos de microcrédito desde 2011, beneficiando 27.700 empreendimentos. O agente de crédito é responsável pelo contato direto com os empreendedores por meio de parcerias com os municípios, associações comerciais e empresariais. “Por ter atuação destacada nesse setor, a Casa do Empreendedor de Umuarama foi uma das premiadas, bem como nosso agente Paulo Leon. A equipe toda está de parabéns e o resultado desse trabalho é o desenvolvimento do município”, parabenizou Pozzobom.

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, destacou o desempenho da Casa, que já reduziu o tempo de abertura de empresas de quatro meses para 15 dias, em média. “A agilidade na liberação de financiamentos para estimular o micro e pequeno empreendedor é fundamental nesse processo, por isso destacamos o trabalho do Paulo e da equipe, que foi destaque em todo o Noroeste do Paraná”, apontou. Participaram da reunião com o prefeito, ainda, a assistente Jane Panaro e o consultor Adriano Pereira da Silva, ambos do Sebrae.

Pozzobom lembrou que a Casa, um projeto que foi aperfeiçoado em Umuarama, está criando um novo conceito de atendimento aos empreendedores, com agilidade, inovação e eficiência, enquanto reduz a burocracia. “Esse projeto tem atraído os olhos de outros municípios de médio e até grande porte. Periodicamente recebemos visitas de lideranças da região para conhecer a ideia, a operacionalização e os resultados”, afirmou.

Na próxima semana, a Casa do Empreendedor receberá uma equipe de Cianorte. “O Paulo está, nesta quinta-feira, 8, em um evento do Sebrae/ PR em Maringá, falando sobre a experiência positiva de Umuarama”, acrescentou Douglas Bácaro. “Eu vejo a Casa como uma evolução natural da Sala do Empreendedor, um modelo muito difundido hoje, por concentrar mais serviços e reduzir a peregrinação do empreendedor que sonha em abrir o próprio negócio”, completou.

Na Casa, o futuro empresário e quem busca regularizar seu negócio poderá obter licenças do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, viabilidade junto à Secretaria Municipal de Obras, alvará da Secretaria da Fazenda, apoio da Sala do Empreendedor e Sebrae, microcrédito junto à Fomento Paraná, registro da empresa na Junta Comercial, orientação contábil do Sincouma, crédito e orientação para participar de licitações e programas de exportação, estruturação, garantias de crédito, núcleo de apoio fiscal das receitas Estadual e Federal e licenças ambientais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Encontrará ainda o apoio da Aciu, Banco do Empreendedor, Sindicato dos Contabilistas de Umuarama, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Programa Peiex/ Universidade Paranaense (Unipar) e todo o acompanhamento da Secretaria de Indústria e Comércio.

Fotos: clique aqui

Crédito: Tiago Boeing/ PMU