Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 06/11/2018
  • Projeto que combate mosquito da dengue com plantio de orquídeas será ampliado
  • Categoria: Saúde
  • A Secretaria Municipal de Saúde pretende ampliar o projeto de combate ao mosquito da dengue que utiliza orquídeas para ocupar ocos em troncos de árvores no perímetro urbano de Umuarama. Para isso, a secretária da Saúde, Cecília Cividini, pretende envolver parceiros para conseguir mais mudas e envolver a comunidade no cuidado com as plantas. “O resultado é comprovado por números. Nos bairros onde as orquídeas foram plantadas, o índice de infestação do mosquito transmissor da doença caiu drasticamente”, afirmou.

    Cecília Cividini reuniu diversos parceiros do combate à dengue nesta terça-feira, na sede da secretaria, para discutir uma estratégia para potencializar o projeto. Ela informou que durante 29 dias de trabalho em campo foram cultivadas 1.590 mudas em 929 árvores, entre os meses de maio a dezembro do ano passado. “Em 2018, em 21 dias trabalhados – entre fevereiro e agosto –, nossos agentes ambientais plantaram 2.113 mudas em 1.608 árvores onde haviam ocos com potencial para acumular água. Nesses locais haviam sido encontrados vários focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti”, disse a secretária.

    Para ampliar o alcance do projeto, o município conta com o envolvimento da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) – por meio da Vigilância Ambiental –, das secretarias municipais de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Saúde, Comitê de Assessoramento e Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue, Tiro de Guerra 05.012, além da Secretaria de Saúde, que coordena o trabalho, e da Secretaria de Comunicação Social, engajada na divulgação das informações. A empresária Marisa Cardoso, do Orquidário Universo, também colabora com a doação de mudas e orientações técnicas.

    “Precisamos aumentar volume de mudas, por isso solicitamos doações da comunidade. Existem muitas árvores repletas de orquídeas na cidade, plantadas por moradores, que podem fornecer dezenas de mudas por meio de manejo, que será feito pelos nossos agentes. Estudamos, inclusive, a possibilidade de presentear os doadores de mudas da espécie mais comum (a Dendrobium nobile – mais conhecida como ‘olho-de-boneca’) com orquídeas de espécies diferenciadas”, acrescentou a secretária Cecília.

    Outra proposta é fazer o manejo em touceiras de orquídeas em árvores próximas aos bosques e iniciar o cultivo de mudas no viveiro municipal, após a capacitação dos servidores do setor. “O manejo da touceira contribui para a sua própria saúde. Se a planta não tiver cuidados especializados, ela cresce demais e pode entrar em estado de dormência, deixando de produzir flores”, explicou o agente ambiental André de Almeida Cardoso, presente à reunião ao lado do agente Luiz Carlos Festa e do chefe da Covisa, Hildacir Staut. “Esse trabalho merece ter continuidade, com mais agentes e maior estrutura. Os resultados são visíveis”, afirmou.

    A reunião teve ainda a presença do sargento Telmo, do Tiro de Guerra; do diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Matheus Michelan Batista; da coordenadora da área de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, Marta Klichowski; da presidente do Comitê da Dengue, Lígia Adriana dos Santos; Jovina Fagundes, do Conselho Municipal de Saúde; e da secretária municipal de Comunicação, Letícia Macedo D'Ávila Correa.

     

    Fotos: clique aqui

    Crédito: Tiago Boeing/ PMU

  • Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto
Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661