• 03/11/2018
  • Curso de panificação e boas práticas com alimentos atende aos distritos
  • Categoria: Indústria, Comércio e Turismo
  • A Prefeitura de Umuarama, em parceria com a Casa do Empreendedor e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), iniciou nesta quinta-feira, 1º, mais um curso de panificação para qualificar mão de obra e estimular o empreendedorismo. Desta vez, o público é composto por 20 moradores dos distritos de Serra dos Dourados e Roberto Silveira. O curso é resultado de um levantamento da situação socioeconômica dos distritos, realizado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo.

Com o levantamento das necessidades econômicas e sociais dos moradores do distrito, a Prefeitura está organizando um pacote de ações para estimular a economia e a qualificação profissional é uma das iniciativas. “Além de profissionalizar a mão de obra, é nossa intenção orientar e qualificar os empreendedores, além de oferecer crédito barato para que se instalem dentro das normas sanitárias, por meio do Banco de Fomento que atua junto à Casa do Empreendedor”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro.

O desenvolvimento dos distritos também é uma preocupação do prefeito Celso Pozzobom. “Da mesma forma que buscamos investimentos para a sede, também queremos levar empresários a investir nos distritos, a fim de gerar empregos e contribuir para a qualidade de vida daquela população. Desta forma, será cada vez menos necessário se deslocar a Umuarama para adquirir mercadorias e serviços”, afirmou o prefeito, que parabenizou os parceiros pela oferta do curso e também os alunos que se dispuseram ao aprendizado.

O agente de desenvolvimento Paulo Leon Baraniuk disse que a Cooperativa dos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu) tem mercado para comprar a produção de pães, doces e salgados dos futuros empreendedores. O chefe de Divisão de Turismo da Prefeitura, Anderson de Freitas, defendeu o investimento em ecoturismo, um setor em franco desenvolvimento na cidade e uma boa oportunidade para aumentar o faturamento das pequenas propriedades, desde que os produtos e serviços sejam qualificados.

A abertura teve ainda a presença do gerente do Senac de Umuarama, Valdemir Frassom, e a técnica em Relações com o Mercado, Maria Veneranda Spina. O curso terá duração de 72 horas e as aulas serão ministradas uma vez por semana. A Prefeitura oferece alimentação e transporte para os participantes, que residem nos distritos. O encerramento está previsto para 12 de dezembro.

Fotos: clique aqui

Crédito: Tiago Boeing/ PMU