Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 05/10/2018
  • Outubro Rosa terá atividades em todas as unidades de saúde
  • Categoria: Saúde
  • A Campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção da saúde da mulher – especialmente sobre o câncer de mama – começou com uma série de atividades envolvendo das Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Umuarama. Coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde, as ações foram iniciadas na última terça-feira, 2, e prosseguirão até o final do mês, envolvendo a comunidade em todas os postos de saúde, nos bairros e distritos.

    A prevenção é o melhor tratamento, defende a secretária de Saúde, Cecília Cividini, “porque evita as doenças ou permite iniciar o tratamento de forma precoce, antes que elas atinjam um nível mais avançado, quando a cura se torna mais difícil”, disse. Segundo ela, as mulheres serão orientadas sobre como prevenir o câncer de mama, terão palestras e poderão realizar exames – como o preventivo do câncer de colo de útero e mamografias, entre outros procedimentos.

    O prefeito Celso Pozzobom aprovou a programação e convida as mulheres a comparecerem aos postos de saúde para os exames e consultas. “Essa campanha é resultado de um grande esforço da nossa equipe de saúde e deve ser aproveitado pelas mulheres de nossa cidade e distritos. É uma oportunidade para se prevenir, evitar que a doença se instale e também receber informações na área de saúde. Espero que elas aproveitem, pois a saúde é um dos nossos bens mais importantes”, apontou.

    A programação começou com coleta de material para preventivo do câncer na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Alta, na terça-feira. Na quarta a equipe foi mobilizada na UBS Vila Nova União para ações voltadas à saúde da mulher, com coleta de exame citopatológico (preventivo), autoexame das mamas, solicitação de mamografia e palestra com a médica Juliana Acceti. As participantes também receberam um saboroso café da manhã e sorteio de brindes.

    Nesta sexta-feira, 5, duas unidades tiveram atividades. A partir das 9h, cerca de 40 mulheres foram atendidas na UBS do distrito de Roberto Silveira, pela enfermeira Edevanira Guedes e equipe. “Realizamos orientações sobre a saúde da mulher, coletamos exame preventivo e orientamos as pacientes sobre o autoexame das mamas, além do agendamento de mamografias e testes de glicemia. A participação foi muito boa, apesar de hoje ser o dia que muitos moradores aproveitam o ônibus para fazer compras em Umuarama”, lembrou.

    Na unidade também foi oferecido café da manhã e sorteio de brindes para as participantes. Já a UBS Bem Estar realizou aferição de pressão arterial, coleta de preventivos e pedido de mamografias no período da tarde até as 20h30 – foram disponibilizadas 20 vagas com agendamento prévio na recepção ou com as agentes de saúde. Neste sábado, 6, o Bem Estar também terá palestra sobre saúde da mulher, coletas de preventivos, pedidos de mamografias, avaliação odontológica e coffee break das 13h30 às 17h.

    PROGRAMAÇÃO

    Ainda neste sábado haverá atividades da Campanha Outubro Rosa na UBS Cohapar 3/ Jardim Cruzeiro, das 8 às 17h (coleta de preventivos e liberação de mamografias) e no posto de saúde de Santa Eliza, a partir das 13h – palestra sobre violência doméstica com o Centro de Referência em Assistência à Mulher (CRAM), roda de conversa e coffee break.

    As ações continuam na próxima terça-feira, 9, na UBS 26 de Junho, no período da manhã; quarta-feira, 10, é a vez da UBS Cidade Alta realizar palestra no salão comunitário do Jardim Belvedere, com a médica Maria Augusta; na UBS Nova Jerusalém haverá uma ampla programação a partir das 9h; e à tarde, na UBS 26 de Junho e também na Cohapar 2, haverá orientações sobre planejamento familiar, câncer de mama e útero, além de coleta de preventivo.

     

    MAIS DATAS

    (Para auxiliar a imprensa no agendamento de coberturas)

     

    11/10 – Cohapar 2: período da tarde, coleta de preventivos.

    13/10 – Industrial: às 15:30 horas, na Escola Municipal Analides de Oliveira Caruso, palestra com Dra. Tania Regina de Almeida Perci, parceria com o Rotary Catedral que promoverá o Chá Rosa para 80 mulheres do Bairro Industrial.

    16/10 – Cidade Alta – 18h: coleta de preventivos.

    16/10 – Centro de Saúde Escola – das 19h às 22h: coleta de preventivo, exame clínico de mamas, rosa de conversa e coffee break.

    17/10 – Cohapar 2: a partir das 17h, coleta de preventivos.

    17/10 – Panorama: 9h às 11h avaliação de pele com os acadêmicos da Unipar; 14h as 17h corte de cabelo; 17h palestra com a Dra Marcela Frederico; 18h café da tarde; 18h às 21h30 coleta de citologia oncótica (50 vagas pré-agendadas); avaliação clínica das mamas; solicitação de mamografia; testes rápidos (HIV/ sífilis/ hepatite B e C); sorteio de brindes e entrega de lembrancinhas.

    17/10 – Unidade 26 de Junho: das 17h às 21h, coleta de preventivo com orientações de saúde da mulher.

    18/10 – Cohapar 2: período da tarde, coleta de preventivos.

    18/10 – UBS Jardim Lisboa às 8h – no salão da Capela Santa Inês: aferição de pressão arterial, glicemia e palestra “importância do cuidado e prevenção para a saúde da mulher”. Ainda coleta de preventivo livre demanda toda segunda e sexta-feira do mês às 7h.

    18/10 – San Remo, às 14h: Palestra sobre câncer de colo de útero e câncer de mama com a Dr Ana Paula. Avaliação de saúde bucal; apoio do curso de graduação de Enfermagem da Unipar com demonstração do autoexame das mamas; apoio do curso de graduação de Estética da Unipar com avaliação de pele e orientação quanto ao uso de protetor solar. Apoio do curso Técnico de Enfermagem do Colégio Hilda Kamal com aferição de pressão arterial. Finalização com café da tarde. Estão sendo realizados no mês de outubro coletas semanais de exame preventivo – foram abertas vagas extras para o mês (80 vagas). Solicitação de mamografia para todas as mulheres na faixa etária.

    19/10 – Posto Central – Igreja Assembleia de Deus, às 8h30: Praça dos Xetá – atividades de orientação em saúde sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero. Coleta de preventivo em horários diferenciados.

    19/10 – Lovat, às 13h30: Roda de conversa com Dra. Ana Carolina, enfermeira Angélica e Dra. Raquel Casarin sobre “Saúde da Mulher”, “Bingo Rosa” e sorteio de brindes, Café da Tarde. Todas as quartas-feiras do mês haverá coleta de exame citopatológico do colo do útero, avaliação das mamas e solicitação de mamografia, orientação prevenção das DSTs.

    19/10 – Vitória Régia, às 13h30: Solicitação de mamografia, orientação em saúde, bingo, delicioso lanche. Coleta de preventivo em horário especial ao longo do mês de outubro: nas terças-feiras a partir das 17h (com agendamento).

    19/10 – Centro de Saúde Escola, das 8 às 12h: Atividades envolvendo diversos cursos da área da Saúde da Universidade Paranaense – UNIPAR, abordando a importância da saúde da mulher. Serão desenvolvidas as seguintes atividades: orientação sobre mama, prevenção e autopalpação, coleta de exame de preventivo, liberação de mamografia de acordo com protocolo, orientação nutricional, orientação farmacológica, entre outras atividades voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças do público feminino. 

    20/10 – Cohapar 3/Jardim Cruzeiro, das 8 às 17h: coleta de preventivos e liberação de mamografias.

    20/10 – Serra dos Dourados, 8h: Café da manhã para mulheres, Educação em saúde com o tema: prevenção do câncer de colo do útero e mama, liberação de mamografia. Após o café será realizado um bingo para as mulheres presentes. Dias 10, 17 e 31/10 (quartas-feiras) coleta de exames preventivos do colo de útero e liberação de mamografia das 18 às 21h.

    23/10 – Cidade Alta, 18h: coleta de preventivos.

    23/10 – Cohapar 2: a partir das 17h, coleta de preventivos.

    24/10 – Unidade de Saúde 1º de Maio, 19h: Campanha noturna de coleta de preventivos e solicitação de mamografia para a população alvo. Palestra com Dr. Marcelo Silva de Oliveira sobre câncer de mama.

    24/10 – Unidade 26 de Junho: das 17h às 21h, coleta de preventivo com orientações de saúde da mulher.

    24/10 – Unidade Guarani/Anchieta, 17h: Palestra com dra. Ana Carolina, atualização da situação vacinal, avaliação bucal, aferição da pressão arterial, orientações médicas e de enfermagem. Coleta de preventivo e solicitação de mamografia, durante o mês de outubro: todas as segundas-feiras de manhã, quartas-feiras manhã e tarde, sextas-feiras de manhã, com horário previamente agendado;

    25/10 – Cohapar 2: período da tarde, coleta de preventivos.

    25/10 – Cidade Alta, 7h30 às 11h30 e 13h30 às 16h: Dia D, com teste rápido, avaliação de lesões de pele, avaliação bucal somente de manhã; avaliação nutricional, avaliação das mamas, curso de estética com avaliação digital da pele e orientação sobre o uso de filtro solar, maquiadoras profissionais.

    26/10 – Ouro Branco, na APP sindicato às 8h: verificação de pressão e de glicemia; palestra educativa; orientação de câncer de mama e útero; um delicioso café da manhã; e um show de bingo.

    27/10 – Cohapar 1, das 8h às 12h – coleta de exames de papanicolau, solicitações de exames de mamografias, orientações sobre autoexames das mamas, massagens oferecido pelas acadêmicas do curso de estética da Unipar. Realização de testes rápidos, palestra ministrada pelo médico Eguimar: câncer de colo uterino e câncer de mama, importância da prevenção. Coletas de preventivo em dias alternativos (23/10 e 25/10 das 17h às 19h)

    27/10 – Bonfim, 13h: coleta de preventivos.

    30/10 – Cidade Alta, 18h: coleta de preventivo.

    30/10 – Centro de Saúde Escola, das 19h às 22h: coleta de preventivo, exame clínico de mamas, roda de conversa e coffee break.

    31/10 – Jabuticabeiras, 8h no Clube de Mães: café da manhã, palestra com Dr. Emanuel, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, verificação da situação vacinal, avaliação bucal, corte de cabelo, maquiagem. Coleta de preventivo e solicitação de mamografia todas as segundas-feiras às 7h e sextas-feiras às 14h.

    31/10 – Unidade Guarani/Anchieta: a partir das 17h, coleta de preventivo em horário alternativo.

    31/10 – Unidade 26 de Junho: das 17h às 21h, coleta de preventivo com orientações de saúde da mulher.

    31/10 – Cohapar 2: a partir das 17h, coleta de preventivo.

    A definir data: Bonfim, 19h: No salão da igreja local, palestra com a doutora Tânia.

     

    Fotos: clique aqui

    Crédito: Tiago Boeing/ PMU

     

    Vídeo: clique aqui

    Crédito: Pedro Oliveira/ PMU

     

Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661