• 11/09/2018
  • Previdência Municipal realiza prova de vida e orienta beneficiários sobre nova conta-salário
  • Categoria: Administração
  •  O Fundo de Previdência Municipal de Umuarama (FPMU) enviou correspondências aos aposentados e pensionistas do município para orientá-los sobre a necessidade de abertura de conta no Banco Itaú, para o recebimento do benefício. A migração das contas é obrigatória, uma vez em breve que essa instituição bancária passará a administrar a folha de pagamento do fundo, bem como de todo o funcionalismo municipal.
    A gestão do FPMU quer aproveitar o momento para, também, realizar a prova de vida anual dos aposentados e pensionistas. Na última semana, começou o envio das correspondências para os beneficiários que residem fora de Umuarama, em outros Estados e até fora do país.
    A carta de apresentação, que deverá ser preenchida e entregue ao Banco Itaú, solicita a abertura da conta na agência 2910 para o recebimento de proventos, das aposentadorias e pensões de servidores inativos do município. Nela o beneficiário que reside fora deve informar dados como nome completo, CPF, RG/CNH, endereço residencial com complemento (se houver), CEP, cidade e Estado, além do valor do provento recebido.
    O aposentado ou pensionista deve apresentar os documentos (cópias e originais): CPF, documento de identidade ou CNH ativa e comprovante de endereço, para abertura da conta no Banco Itaú na data marcada no oficio enviado.
     A administradora do FPMU, Denise Constante da Silva Freitas, informa que o prazo para abertura da nova conta-salário é até o início de outubro. “Junto com o ofício sobre o recadastramento (prova de vida), orientamos os beneficiários a Prefeitura e o FPMU realizaram processo licitatório para depósito dos salários dos servidores ativos, inativos e pensionistas no Banco Itaú. Para facilitar o procedimento, enviamos a carta de apresentação aos que residem fora da cidade para ser preenchida e entregue ao gerente da agência até o início de outubro”, reforçou.
    Para os que residem em Umuarama, o atendimento será na sede do Fundo de Previdência – Rua Dr. Rui Ferraz de Carvalho, 4346, centro, de 17 de setembro a 5 de outubro, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Além do Paraná, o FPMU tem beneficiários cadastrados vivendo nos Estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Rio de Janeiro, entre outros.
    Denise Freitas acrescenta que o aposentado ou pensionista que preferir receber seus proventos na Caixa Econômica ou em outras instituições bancárias deve assinar um documento de portabilidade. Se optar pela nova instituição, deverá fechar sua conta na Caixa Econômica ou onde possuir conta para o pagamento, para não gerar despesas futuras.
    O prazo para entrega é 5 de outubro, sob pena de suspensão do pagamento dos benefícios até a regularização do recadastramento/ prova de vida.
    A partir de 2019 a prova de vida deverá ser realizada no mês de aniversário do beneficiário do FPMU. O formulário para recadastramento/prova de vida será enviado pelos Correios.