Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 08/08/2018
  • Lixo continua sendo jogado em locais impróprios
  • Categoria: Serviços Públicos
  •  As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos estão tendo trabalho extra com a limpeza de vias públicas onde a população tem descartado grandes quantidades de lixo de forma irregular. Ruas afastadas do centro, com pouco movimento e nas proximidades de áreas rurais ou matas e bosques, tem sido loca de descarte de entulho, material reciclável, sucatas e até lixo orgânico, que agridem o meio ambiente e prejudicam o aspecto visual da cidade, além do risco de entupimento de bueiros e galerias pluviais.
    A situação é crítica em várias regiões da cidade. “Por mais que a gente apele ao bom senso, organize recolhimentos periódicos e mantenha a coleta de lixo orgânico e reciclável em pleno funcionamento, diariamente nos deparamos com essa prática. O prolongamento da Avenida Vitória é um exemplo. O pessoal limpa no fim de semana e quando outra semana se inicia, já tem mais lixo, galhos e entulhos acumulados”, afirmou o secretário José Guimarães de Melo.
    No trecho mencionado pelo secretário, que fica próximo ao pátio rodoviário da Prefeitura, foram recolhidos cerca de 10 caminhões de resíduos na última semana. O local virou um ponto irregular de descarte de móveis velhos, eletroeletrônicos, galhos e troncos de árvores, isopor, entulho de construção, colchões e, em meio a tudo isso, até lixo orgânico. “A cidade conta com um grande e bem organizado aterro sanitário, que deveria ser o destino de tudo isso. Mas uma parte da população insiste em jogar o lixo em qualquer lugar”, lamentou o secretário.
    Na rua Profeta Elizeu, no Parque Dom Pedro II, também foram dois dias de trabalho envolvendo pá carregadeira, caminhões e uma grande equipe de servidores para recolher toneladas de lixo e entulho. “Quem pratica o descarte irregular se aproveita do pouco movimento, principalmente em horários noturnos ou no fim de semana. A Prefeitura sinaliza com placas, orienta e tenta conscientizar a população, mas às vezes não vemos resultados”, completou Guimarães.
    Para o prefeito Celso Pozzobom, a falta de educação de alguns acaba prejudicando muitos. “Diariamente recebemos reclamações da população por causa desse lixo. Realizamos o projeto Bairro Saudável, que percorreu todos os bairros de Umuarama e recolheu mais de 520 toneladas de lixo e descartes, mas ainda tem gente jogando resíduos nas vias públicas. Essa prática atenta contra o código de posturas do município e é passível de multa. A dificuldade é realizar o flagrante, mas o setor de fiscalização está tento. Contamos, mais uma vez com o bom senso da população para que faça o descarte de materiais imprestáveis no aterro sanitário”, solicitou o prefeito.
     

     

  • Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto
Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661