• 30/07/2018
  • UBS do Industrial leva orientação e sorteia brindes para gestantes
  • Categoria: Saúde
  •  O grupo de gestantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Industrial, que também atende o Conjunto Arco Íris, retomou as reuniões mensais nesta semana. Na última quinta-feira, a partir das 17h30 – já que parte delas trabalha fora –, 29 das 42 mulheres em período de gestação, cadastradas na unidade, além de alguns companheiros, compareceram ao posto de saúde para orientações, bate-papo, palestra e sorteio de brindes.
    A enfermeira Viviane Herreira informou que o objetivo maior é o incentivo ao pré-natal. “O grupo é um aliado no combate à mortalidade infantil, que é agravada pela falta de acompanhamento médico durante a gestação, já que muitas das futuras mães simplesmente não realizam as consultas e exames do pré-natal. Temos gestantes de risco e a falta de informação infelizmente é uma agravante”, afirmou.
    Os grupos de gestantes são organizados e conduzidos pelas UBS, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. “É muito importante que as grávidas recebam orientações sobre esse período tão significativo de suas vidas e também para que passem pela gestação com segurança, atendimento e a confiança de que tudo vai dar certo no momento do parto. Por isso, é fundamental que todas participem tanto das reuniões quanto das consultas do pré-natal”, reforçou a secretária da Saúde, Cecília Cividini.
    A palestra da reunião desta semana ficou por conta do cabo David, do Corpo de Bombeiros, que falou sobre técnicas e manobras para socorrer bebês em caso de engasgamento. Para estimular a presença das grávidas, a equipe da UBS reuniu brindes e realizou o sorteio entre as participantes. “Uma delas ganhou um dia de princesa, com maquiagem, massagem e até algum fotográfico, porém, para receber o prêmio, ela não poderá faltar em nenhuma das consultas do pré-natal. Se isso acontecer, o prêmio será transferido para outra gestante”, acrescentou Viviane.
    Os companheiros que acompanharam as mulheres na reunião também receberam orientações sobre a saúde do homem, atualização de vacinas e a UBS disponibilizou o teste rápido para identificação de infecções sexualmente transmissíveis. “Queremos atrair cada vez mais maridos, porque esse momento especial deve ser vivido pelo casal. As reuniões serão realizadas mensalmente e queremos reunir um número cada vez maior de gestantes”, completou a enfermeira.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto