Rodoviária ganha mais um ponto de monitoramento por câmera

25 de jul de 2018 Guarda Municipal
Imagem Rodoviária ganha mais um ponto de monitoramento por câmera
Rodoviária ganha mais um ponto de monitoramento por câmera
 Desde o final da tarde desta segunda-feira, a Guarda Municipal conta com mais uma câmera para monitorar a movimentação no entorno da Estação Rodoviária. O equipamento foi instalado na face voltada para a rua Perobal e permite um amplo ângulo de visão para que, na central, a equipe de plantão observe pedestres e veículos que transitam pelas imediações.
“As novas imagens, em conjunto com a câmera da Praça da Bíblia, com campo de visão em parte do terminal de passageiros e na Avenida Ipiranga, permitirão observar quase todo o contorno da rodoviária, melhorando a segurança e a agilidade em caso de ocorrências”, disse o diretor da Guarda, inspetor Valdiney Rissato.
A nova câmera consegue focar com alta definição de imagens o interior da estação rodoviária, parte do camelódromo e trechos das ruas Perobal e Guadiana, onde se concentram bares que são frequentemente fiscalizados pelas forças de segurança. Num deles, uma pessoa acusada de furtar um celular foi detida no final da manhã desta terça-feira, 24.
Além deste equipamento, a empresa contratada pelo município para manutenção do sistema realizou a substituição de quatro câmeras que estavam com o funcionamento comprometido em outros pontos da cidade. A transmissão de dados é feita por fibra óptica, que permitem rapidez e qualidade nas imagens, que podem ser utilizadas com confiabilidade pela guarda, em caso de crimes e infrações de trânsito.
A cidade conta agora com 11 pontos monitorados pelo sistema, que permite observar imagens em todas as direções (360 graus). “É importante explicar, porém, que a câmera filma apenas na direção a qual ela estiver apontada. O equipamento se movimenta por todas as direções, conforme o comando do operador na central de monitoramento, mas a gravação ocorre apenas no alvo focado pelas lentes”, afirmou Rissato. A central também ganhou novo sistema de controle das câmeras, que agora passa a ser feito por joystick, garantindo maior agilidade na movimentação.