• 11/07/2018
  • Prefeitura moderniza iluminação pública com lâmpadas de LED
  • Categoria: Serviços Públicos
  •  Entre investimentos realizados e em processo de execução, a Prefeitura de Umuarama está aplicando quase R$ 4 milhões na substituição do sistema de iluminação pública tradicional por lâmpadas em LED. A troca das luminárias vem sendo feita por etapas, desde o ano passado, e a meta do prefeito Celso Pozzobom é promover a substituição em todo o município – incluindo os distritos. Cerca de R$ 3,2 milhões já foram executados e projetos de quase R$ 700 mil estão tramitando na área técnica da administração.
    O prefeito Celso Pozzobom afirma que apesar do volume de recursos, o investimento traz grandes vantagens para o município e também para a população. “A principal delas é a redução dos custos de manutenção do sistema e do consumo de energia, que será repassada à tarifa cobrada dos usuários quando a substituição for completa. A iluminação em LED reduz significativamente a necessidade de troca de lâmpadas e elimina componentes como soquetes e reatores, diminuindo a incidência de reparos”, explicou.
    As primeiras avenidas atendidas foram a Parigot de Souza e a Getúlio Vargas. No primeiro contrato, de pouco mais de R$ 750 mil, a iluminação tradicional deu lugar à de LED em trechos das avenidas 19 de Dezembro e Rolândia, ruas Ministro Oliveira Salazar, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Belém, Jandaia, Arapongas, Cambé, José Honório Ramos e Praça Miguel Rossafa. Com aditivo de R$ 187,8 mil o serviço foi estendido à rua Maranhão e complementos das ruas Aricanduva, Arapongas, Piauí, Minas Gerais, Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás e Praça Antônio de Moraes.
    Outro contrato, de R$ 692 mil, beneficiou trechos das avenidas Rio de Janeiro e São Paulo e das ruas Pará, Goiás, Santa Catarina, Ceará, Alagoas, Bahia, Cambé, José Honório Ramos, Sergipe, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais, Amazonas, Doutor Camargo, Guadiana, Perobal e Praça Oscar Thompson Filho. Com aditivo de R$ 172,8 mil foram executados complementos nas avenidas Rio de Janeiro e São Paulo.
    Com o investimento de mais R$ 590,7 mil a Prefeitura também realizou a substituição das luminárias nas avenidas Ariovaldo Rodrigues, Pirapó e Dom Pedro, rua Aricanduva e complementos das ruas Bahia, Doutor Camargo, Ministro Oliveira Salazar e ainda no pátio rodoviário do município. Esse contrato pode receber aditivo de R$ 146,3 mil para estender o serviço às ruas José Balan, Nereu Ramos, Rodrigues Alves, Desembargador Lauro Lopes, Hemital e Dr. Rui Ferraz de Carvalho, que segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo, também necessitam de modernização na iluminação pública.

MAIS PONTOS

Já receberam iluminação em LED, ainda, o complemento das avenidas Parigot de Souza e Guanabara, a Praça Odete Mossurunga (na saída para Xambrê), a Praça Curitiba (no distrito de Serra dos Dourados) e a Praça Padre Manoel da Nóbrega. Em breve o serviço será realizado na Praça São Pedro, de Santa Eliza, e na Avenida Gralha Azul, que está recebendo pavimentação ao lado do Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa, somando mais R$ 800 mil.
    Há ainda outra licitação já realizada, cumprindo os trâmites legais para execução, que prevê mais R$ 526,5 mil em investimentos para substituir a iluminação de trechos da Avenida Brasil (entre a Ângelo Moreira da Fonseca e a Praça Papa Paulo VI), Avenida Padre José Germano Neto Júnior (da Praça Tamoio até a Papa Paulo VI e de lá até a Avenida Parigot de Souza).

“Em todos esses locais, o custo de implantação do novo sistema de iluminação está recebendo exatos R$ 3 milhões 877,5 mil em recursos provenientes da arrecadação municipal com a taxa de iluminação pública. Em breve, com o barateamento do sistema e a conclusão da troca das luminárias, a redução que obtivermos nos custos de manutenção e consumo (já que as lâmpadas de LED são mais duráveis e econômicas) será repassado ao contribuinte, que terá um serviço de mais qualidade, mais segurança e um preço menor”, completou o prefeito Celso Pozzobom, acrescentando que os novos bairros que forem aprovados em Umuarama já deverão ter no projeto a iluminação das ruas e praças públicas em LED.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto