• 09/07/2018
  • Construção civil mantém reação em junho e ajuda aquecer economia
  • Categoria: Diversos
  •  Números da Diretoria de Planejamento Urbano da Prefeitura, divulgados nesta sexta-feira, 6, mostram que a construção civil manteve a recuperação em junho deste ano, em Umuarama. Depois de um recuo em abril, o índice começou a se recuperar em maio e manteve a tendência no mês passado, fechando com a aprovação de 23.353,21 metros quadrados de obras. “O volume de projetos liberados em junho já ficou bem acima da média geral do ano passado, que foi de 19.450 m². Caso a tendência seja mantida, teremos um bom ano para o setor”, comentou o diretor de Planejamento Urbano, Antônio Carlos Lavagnini.

O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, lembra que o setor movimenta a economia através da compra e venda de terrenos, aquisição de materiais de construção e geração empregos, com a contratação de mão de obra, e acrescentou que o desempenho de junho foi o segundo melhor do ano. “Até aqui, tivemos o volume mais expressivo de projetos aprovados em março (26,9 mil m²) e agora outro bom desempenho em junho. Entre altos e baixos a construção civil segue firme em Umuarama, movimentando a nossa economia e sustentando o desenvolvimento da cidade”, avaliou.

No ano passado, o mês de junho teve o maior índice de aprovação de projetos de 2017, com a liberação de 45 mil m² de obras – volume superado apenas pelos meses de setembro de 2013 (80,5 mil m²) e 2014 (94,4 mil m²), que foram os melhores do setor na história recente de Umuarama. “A recuperação do setor, após a retração notada em abril deste ano, mostra confiança da população na recuperação da economia e no crescimento da cidade”, destaca o prefeito Celso Pozzobom. Segundo ele, aquecer a construção civil significa atrair investimentos, movimentar o comércio e gerar empregos.

“Para nós, que conduzimos diversas ações voltadas ao desenvolvimento de Umuarama, não é surpresa ver a confiança voltar ao setor. Ações administrativas que estamos realizando, com todo o planejamento e no tempo certo, aumentam a confiança da população e trazem de volta a esperança. Estamos atuando em diversas frentes para favorecer o crescimento sustentado e atrair investimentos para promover o desenvolvimento de nossa cidade”, disse, citando, como exemplo, melhorias realizadas no parque industrial, pavimentação e recape asfáltico, aumento da estrutura na área de saúde e a abertura de um novo acesso à rodovia PR-323, no Jardim Espanha, além de qualificação dos trabalhadores e da Casa do Empreendedor, voltada à abertura de novas empresas.

Segundo Pozzobom, são muitas ações que refletem na confiança da população. “Os efeitos desse reaquecimento superam o campo da construção civil e são sentidos no comércio, como um todo. Uma casa nova, um apartamento ou uma sala comercial exigem móveis novos, eletrodomésticos, eletrônicos, decoração e outras demandas que movimentam também o setor de serviços”, completou.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto