• 04/07/2018
  • Prefeitura estimula plantio de tubérculos com plantadeira e assistência técnica
  • Categoria: Agricultura e Meio Ambiente
  •  Exemplo de diversificação e aproveitamento do espaço, a Chácara São Domingos – no distrito de Santa Eliza – entrou para uma nova fase com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Umuarama: o plantio mecanizado de tubérculos, com plantadeira automatizada e assistência técnica. Por fazer parte de um projeto-piloto da administração, o agricultor Domingos Pereira dos Santos recebeu sementes de beterraba e de cenoura, para o primeiro plantio.
    O cultivo foi visitado pelo prefeito Celso Pozzobom e pelo diretor de Agricultura do município, agrônomo Elídio Pavan, na manhã desta sexta-feira, 29. “O Sr. Domingos já é conhecido pela diversidade de culturas que cultiva em sua chácara, mas agora – com o apoio da Prefeitura – vai elevar sua produção a outro patamar. Neste projeto, além das sementes híbridas de alto padrão estamos oferecendo o gradeamento da terra, a subsolagem, o levantamento dos canteiros e o plantio com plantadeira de última geração, além da assistência técnica em todo o processo. Esperamos ótimos resultados”, atestou o prefeito.
    O projeto-piloto envolve quatro propriedades rurais para o desenvolvimento da técnica e em breve será estendido para outros agricultores. “Estamos inaugurando um novo ciclo de produção na agricultura familiar. A plantadeira agiliza todo o processo, reduz custos com mão de obra, padroniza os canteiros, o espaçamento, a profundidade do cultivo e faz o serviço de dias de trabalho em poucas horas. O resultado é maior lucratividade para o agricultor. E após a colheita, ainda oferecemos mercado garantido através da Cooperu, dos programas oficiais de aquisição de alimentos e do Sacolão do Produtor”, explicou o diretor de Agricultura, Elídio Pavan.
    Para o agricultor Domingos Pereira, o maior problema hoje é a falta de mão de obra. “Trabalhamos somente eu, minha mulher e uma filha. A chácara tem um alqueire e toma praticamente todo nosso tempo. Sem essa ajuda da Prefeitura seria difícil expandir o plantio, mas com a disponibilidade da plantadeira e a assistência do agrônomo Márcio Rezende, conseguimos ampliar a variedade da produção”, comentou, acompanhando o plantio de 2 mil m² com cenoura e 1 mil m² de beterraba, ao lado do prefeito Celso Pozzobom. Antes ele plantava apenas 500 m² com tubérculos.

VARIEDADE
    Quando fala em “ampliar a variedade da produção”, o Sr. Domingos acrescenta novas culturas às que mantém na propriedade – que já tem banana, feijão, repolho, brócolis, dois tipos de tomates, maracujá, mamão, jiló, mandioca, abacate, tanque de engorda de peixes e uma estufa. Há poucas semanas, o produtor plantou uma “rua” de mudas de goiaba vermelha e também têm ainda um “quebra vento” de pés de café. Isso sem falar no eucalipto e um pequeno espaço de pastagem, ladeado por cana-de-açúcar.
    Outro destaque na propriedade é o preparo do solo, feito com compostagem produzida no local, a partir de restos de folhagens, legumes, cascas, cavacos e esterco de galinha. “A cada 60 ou 90 dias o agricultor pode adubar os canteiros com compostagem orgânica, que além do custo reduzido substitui a adubação química e produz ótimos resultados”, afirmou o agrônomo da Prefeitura, Márcio Rezende. Ele disse ainda que com a plantadeira, os agricultores reduzem o desperdício de sementes pois o processo dispensa o raleamento.

MODELO

Após o projeto-piloto, que formará cultivos modelo para outros produtores, o município e a Cooperu vão disponibilizar o equipamento e assistência técnica para outros agricultores interessados no cultivo de tubérculos. “Temos mercado para toda a produção, com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) estadual e municipal, a cooperativa, o Banco de Alimentos e o Sacolão. Tudo que for produzido será comercializado. Isso é uma garantia e um estímulo que dá segurança para que o pequeno agricultor invista na atividade rural. E a nossa Secretaria da Agricultura é parceira, além do cuidado constante que estamos tendo com as nossas estradas rurais, para garantir o escoamento da produção. Apostamos em um novo momento para agricultura em Umuarama e trabalhamos para isso”, completou o prefeito Celso Pozzobom.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto