• 21/06/2018
  • Prefeitura inicia recapeamento de 24 trechos de ruas e avenidas
  • Categoria: Obras, Projetos Técnicos e Planejamento Urbano
  •  O prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Obras, Planejamento urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, assinaram recentemente a ordem de serviço para o recapeamento asfáltico de 24 trechos de ruas e avenidas de várias regiões da cidade. O investimento é de R$ 1,6 milhão em recursos do Serviço Social Autônomo ParanáCidade/ Secretaria de Desenvolvimento Urbano e o serviço foi iniciado nesta segunda-feira, 18. O prazo de execução é de 270 dias.
    Ruas e avenidas de grande movimento, tanto na região central quanto em zonas residenciais mais afastadas, serão contempladas com o recapeamento. “A recuperação do asfalto sempre foi um pedido da população. Quando iniciamos o atual governo, havia muito serviço a ser feito para recuperar as condições de tráfego. Atendemos muitos trechos com serviços de reperfilamento, recape, micropavimentação e tapa-buraco constante, desde o ano passado, e agora iniciamos mais este recape com um grande investimento”, disse o prefeito Celso Pozzobom.
    O secretário Isamu Oshima explicou que, entre as vias contempladas, estão trechos da Avenida Flórida, rua Piúna, Avenida das Indústrias (região do antigo IBC), Avenida Rio Branco e Avenida Brasil. “Com este projeto, vamos recuperar quase 54 mil metros quadrados de asfalto – que somam cerca de 8 quilômetros de extensão. Nos próximos dias, assinaremos mais uma ordem de serviço para investir mais R$ 1,9 milhão e beneficiar outros trechos da cidade”, afirmou.
    De acordo com o contrato, informa o chefe da Divisão de Projetos Técnicos Andrei Felipe Gomes, a execução dos serviços compreende a limpeza e lavagem da pista, pintura de ligação, reperfilamento e revestimento em CBUQ. “Onde for necessário, a empresa fará ainda a demolição e remoção de meio-fio para execução de rampas e calçadas, demolição de concreto simples, limpeza, regularização e compactação de solos, lastro de pedra britada, calçamento em concreto, meio-fio e rampa para portadores de necessidade especiais”, explicou.
    O contrato prevê ainda a pintura de faixas de sinalização horizontal, implantação de placas de sinalização vertical, ensaios de controle tecnológicos e placas de comunicação visual do programa. “É um investimento significativo nesta etapa e teremos outras em breve. Queremos recuperar as boas condições do asfalto para dar mais segurança e conforto para a população, melhorar a qualidade de vida e com isso estimular novos investimentos”, completou o prefeito Celso Pozzobom.
    Além dos serviços executados com financiamentos e convênios, o município também deve iniciar em breve a recuperação de outros trechos com recursos e pessoal próprio. Recentemente foi adquirida uma máquina vibroacabadora, que permite recapear trechos de asfalto com agilidade e alta qualidade no serviço. Abaixo a listagem com os trechos de ruas e avenidas beneficiados com recape nesta etapa, cujo serviço já foi iniciado.

---- RUAS ATENDIDAS

Rua Desembargador Munhoz de Mello (entre Rua Piúna e Rua Gov. Ney Braga)

Rua Inajá (entre Rua Manaus e Rua Gov. Ney Braga)

Rua José Teixeira d'Ávila (entre Rua Manaus e Rua Gov. Ney Braga)