• 14/05/2018
  • Construção de unidade de saúde e de creche avançam rapidamente no Sonho Meu
  • Categoria: Obras, Projetos Técnicos e Planejamento Urbano
  • O prefeito Celso Pozzobom e a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini, visitaram na tarde desta terça-feira, 8, as obras da unidade básica de saúde do Conjunto Habitacional Sonho Meu, retomadas após negociação do município com a Caixa Econômica Federal após uma longa pausa devido ao abandono da obra, por parte da empresa responsável pela construção.

De acordo com o prefeito, a obra agora caminha rapidamente. “Em poucos dias os operários já colocaram todo o piso do posto de saúde, já estão recolocando as portas, o revestimento que ainda faltava nas paredes e verificando os sistemas elétrico e hidráulico. Depois entraremos no acabamento e poderemos finalmente equipar esta unidade e colocá-la a serviço da população”, comentou Pozzobom.

A retomada foi possível após uma série de esforços do prefeito e da Procuradoria Jurídica do município, que permitiram destravar importantes obras que encontram-se paradas no Sonho Meu e que são aguardadas com ansiedade pelos moradores. Depois das tratativas, a Caixa retomou as duas construções – o posto de saúde e a ampliação da ala de educação infantil da Escola Municipal Cândido Portinari – da empresa que iniciou o trabalho e subempreitou a conclusão.

O contrato inicial foi celebrado entre a Cantareira Construções e Empreendimentos Imobiliários e a Caixa, para implantação da unidade de saúde de 460 m² ao custo aproximado de R$ 710 mil com recursos do Ministério das Cidades. “Essa é uma necessidade da população, mas até hoje não pudemos ocupar o posto de saúde e implantar o atendimento que a comunidade precisa”, lamentou o prefeito. O prazo de entrega terminou em março de 2015.

Pozzobom reconheceu a dificuldade em retomar a construção nos termos originais, por conta da defasagem nos preços de materiais e mão de obra, bem como pela deterioração causada pela ação de vândalos que se alojaram no posto. Diante da importância da UBS para a comunidade, o município solicitou inclusive a autorização da Caixa para executar os serviços restantes.

Os problemas da construtora também afetaram a ampliação da ala de educação infantil da escola Municipal, paralisada apesar de praticamente concluída. A obra conta com 718 m² e foi inicialmente orçada em R$ 925 mil, com prazo de execução de seis meses. Para o atendimento médico, hoje, os moradores do Sonho Meu precisam se deslocar até as UBS do Parque Vitória Régia e do Conjunto Habitacional Ouro Branco. Já os alunos que não encontram vaga na creche do bairro são atendidos em unidades de outros bairros.

Acesse aqui as imagens desta publicação.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto