• 14/05/2018
  • Prefeitura constrói galerias e recupera erosão nas proximidades da Apae
  • Categoria: Obras, Projetos Técnicos e Planejamento Urbano
  • A Prefeitura de Umuarama realiza mais uma obra de contenção da erosão e recuperação de área degradada no final de uma rede de galerias pluviais entre o Jardim Lisboa e o Parque Bandeirantes, nas proximidades da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O trabalho começou há duas semanas e está bem adiantado, porém sem previsão de conclusão.

O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, explicou que uma empresa contratada pelo município em regime emergencial está construindo uma rede dupla de tubos de concreto com um metro de diâmetro, estendendo o final da rede atual por cerca de 30 metros, para evitar que a saída da água das chuvas faça a erosão avançar na direção da rua José Dias Lopes.

Segundo ele, com o rompimento de caixas antigas e de parte da rede, uma cratera se formou e chegou a poucos metros da rua, além de carrear muita terra para o leito do lago Aratimbó, que tem nascentes naquela região. “Esse é mais um muitos serviços que temos realizado aproveitando a estiagem dos últimos dias para que, quando as chuvas voltarem, a situação esteja resolvida. Além das novas galerias e da construção de uma grande caixa para acomodar o desnível da rede, um dissipador na ponta da rede vai amortecer a velocidade da água e evitar maiores danos nos dias de chuva forte”, explicou Isamu.

O prefeito Celso Pozzobom tem visitado a obra e disse que é importante conter a erosão antes que os prejuízos sejam maiores. “Além de proteger a área, preservar a integridade das vias públicas na região e conter a erosão – que será recuperada, após a implantação das galerias – essa obra ajuda a reduzir o assoreamento do Lago Aratimbó, pois parte dos sedimentos que deságuam por lá provém da erosão nas nascentes”, afirmou.

Porém, quanto à preservação do lago, é importante que a população também faça a sua parte. “O assoreamento não é o único problema do Aratimbó. Também lutamos contra o acúmulo de lixo, materiais recicláveis e outros detritos que descem para o lago a cada chuva. A educação ambiental é muito importante, bem como o respeito à natureza. Pedimos que a população não jogue lixo nas ruas, pois tudo vai para os bueiros e acaba poluindo os nossos rios e lagos”, completou Pozzobom.

Acesse aqui as fotos desta publicação.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto