• 14/05/2018
  • Nova edição da Biblioteca Itinerante destaca “O Superpoder da Leitura”
  • Categoria: Educação
  • As crianças da Escola Municipal Analides de Oliveira Caruso, no Parque Industrial, foram as primeiras a conhecer a nova temporada do projeto Biblioteca Itinerante – Caminhos do Saber, que neste ano tem como tema “O Superpoder da Literatura”. Sob a coordenação da professora e escritora Ângela Russi, o ônibus da leitura – equipado com estantes e livros e decorado conforme o tema – estacionou na escola, nesta quinta-feira, 3, e depois segue para as unidades Ângelo Moreira da Fonseca (segunda e terça) e Manuel Bandeira, nos dias 9 e 10 de maio.

O prefeito Celso Pozzobom e a secretária municipal de Educação, Maria Clory, além da presidente da Câmara, vereadora Maria Ornelas, e as escritoras Maria Pelarigo e Marlene Sá, da Academia Umuaramense de Letras e Artes (AULA), e da superintendente da Fundação Cultural de Umuarama, Vera Lúcia Borges, acompanharam a abertura do projeto preparada com muita dedicação pelas professoras e coordenação da escola do Parque Industrial. Foram realizadas apresentações de alunos, teatro e música ao vivo com o aluno Mateus Henrique de Souza, de 9 anos (4º ano), que deu show tocando saxofone.

“A escola está muito bonita, muito bem cuidada e este projeto traz um colorido especial, estimulando a leitura desde as fases iniciais da educação. Como muitos projetos que adotamos na administração, é fruto de parcerias que objetivam desenvolver nas nossas crianças o gosto pelos livros, pelas histórias, para se tornarem adultos ligados no mundo ao seu redor”, disse o prefeito Pozzobom. Maria Pelarigo apresentou a academia de letras aos alunos, reforçou a importância de ler para desenvolver o intelecto e adquirir novos conhecimentos.

A secretária Maria Clory agradeceu o empenho da direção, coordenação e professores da Escola Analides Caruso para organizar uma festa tão bonita. “A Biblioteca Itinerante inicia mais um ano com chave de ouro. A equipe pedagógica está de parabéns e tenho certeza que os nossos objetivos serão alcançados”, comentou. A diretora Sandra Sueli Orgado lembrou que, apesar das dificuldades da infância, cultivou amor pela leitura e hoje tem uma biblioteca na própria casa. “Ler faz a diferença na vida de qualquer pessoa”, acrescentou.

O ônibus da leitura chega a receber 10 mil visitas em cada ano, divulgando obras de autores brasileiros e estrangeiros, com grande variedade de literatura infantil. Neste ano, a novidade é a parceria com a AULA, pela qual será possível trocar livros em um espaço especial no ônibus da biblioteca. O leitor levará uma obra que já leu e poderá trocá-la por outra. A Troca Literária tem espaço fixo no ônibus e um acervo doado pela academia. “São autores nacionais e clássicos da literatura, romances, etc. Não faltará opção para uma boa leitura, basta deixar um livro como doação e escolher o próximo a ser lido”, convidou Ângela Russi.

Fotos: clique aqui para baixar imagens desta publicação.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto