• 02/05/2018
  • Casa do Empreendedor facilita e potencializa o futuro empresarial de Umuarama
  • Categoria: Indústria, Comércio e Turismo
  • A burocracia e a demora prejudicam a economia, retardando o desenvolvimento empresarial. Uma iniciativa da Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e diversos parceiros, pretende reduzir uma espera que durava dois meses ou mais – às vezes até um ano – para a liberação de novas empresas. Em alguns casos, os alvarás serão liberados em até 72h, beneficiando desde empreendedores individuais a pequenas e grandes empresas.

O prefeito Celso Pozzobom, o secretário Douglas Bácaro, o deputado estadual Márcio Nunes e diversas autoridades inauguraram nesta sexta-feira, 27, a Casa do Empreendedor – um espaço que congrega representações de todos os setores envolvidos na abertura de uma empresa, fomentando o desenvolvimento local e regional. “Além de desenrolar a parte documental, juntando no mesmo espaço todos os órgãos envolvidos, a casa também traz orientações aos empreendedores, projetos e até opções de financiamento para a atividade”, explicou o secretário.

Com a estrutura, o empreendedor não terá mais de se deslocar a vários endereços para obter as licenças e cumprir os trâmites legais necessários para tornar o seu projeto uma realidade. No mesmo local, terá acesso aos protocolos e obrigações da parte da Vigilância Sanitária, licença de viabilidade, Corpo de Bombeiros, abertura de empresa (Secretaria da Fazenda), Junta Comercial, Receitas Estadual e Federal.

A Casa do Empreendedor é um projeto do plano de governo do prefeito Celso Pozzobom, que envolve parcerias para favorecer o empreendedorismo e a atração de empresas para Umuarama. “Estamos criando condições para a cidade avançar economicamente com mais vigor, investindo em vários setores com obras estruturais e qualificação dos nossos trabalhadores. Esta casa traz agilidade no desembaraço dos documentos e tornará mais rápida a liberação para que novas empresas entrem em funcionamento, contratem funcionários e contribuam para gerar renda”, disse.

O deputado Márcio Nunes, que visitou obras com o prefeito nesta semana – entre elas a ampliação do Aeroporto Municipal de Umuarama – disse que Pozzobom vem realizando obras estruturantes que trarão grandes resultados, no longo prazo, como o próprio aeroporto, novas pontes, recape asfáltico em muitas vias da cidade e a duplicação de todos os acessos rodoviários a Umuarama. “As entradas e saídas serão todas duplicadas, num projeto que envolve recursos estaduais a fundo perdido, financiamento e do próprio município. São projetos complexos, que demandam tempo e planejamento, mas o Celso tem uma ótima equipe e as obras estão acontecendo, aos olhos de todos”, apontou.

A governadora Cida Borghetti não pode comparecer, mas enviou uma mensagem onde deixou seus cumprimentos e votos de pleno êxito no funcionamento da Casa do Empreendedor. “É esta expectativa de sucesso e de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Umuarama que nos move. Buscamos experiências em outras cidades e formatamos o nosso projeto, com o apoio do Sebrae e dos parceiros, para oferecer este serviço aos empreendedores, para facilitar a abertura e funcionamento de novas empresas, demonstrando o respeito e a confiança que temos nos nossos empresários”, completou o secretário Douglas Bácaro.

Na Casa do Empreendedor, o futuro empresário e também o que procura regularizar seu negócio poderá obter licenças do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, de viabilidade junto à Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, alvará da Secretaria da Fazenda, apoio da Sala do Empreendedor e Sebrae, microcrédito junto à Fomento Paraná, registro da empresa na Junta Comercial, orientação contábil do Sincouma, crédito e orientação para participar de licitações e de programas de exportação, estruturação, garantias de crédito, núcleo de apoio fiscal das receitas Estadual e Federal e licenças ambientais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Encontrará ainda o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Banco do Empreender, Sindicato dos Contabilistas de Umuarama, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Programa Peiex/ Universidade Paranaense (Unipar) e todo o acompanhamento da Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura, seja ele MEI (empreendedor individual), micro, pequeno ou grande empresário.

Após o descerramento da fita inaugural, os convidados foram recebidos com um coquetel e conheceram as instalações e a equipe da Casa do Empreendedor, que fica na Praça Hênio Romagnoli, 3.820, ao lado da Aciu – fone (44) 3624-8065 e e-mail cadadoempreendedor@umuarama.pr.gov.br

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto