Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 07/03/2018
  • Dia da Mulher terá uma semana de atividades mobilizando a comunidade
  • Categoria: Assistência Social
  • A programação do Dia Internacional da Mulher – comemorado em 8 de março – foi aberta em Umuarama com um café da manhã nesta segunda-feira, 5, na Secretaria Executiva dos Conselhos. Durante uma semana, uma série de atividades serão realizadas pela Secretaria de Assistência Social do município, em parceria com conselhos e entidades, para conscientizar a mulher sobre os seus direitos e a estrutura de entidades que podem defendê-la diante das várias formas de violência praticadas por companheiros, patrões ou pela sociedade.

    A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Sebastiana Ruiz Garcia, destacou o momento de reflexão e a importância de divulgar os organismos de apoio, como o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, além da Delegacia da Mulher.

    “O avanço da mulher na sociedade ocorre a duras penas. É resultado de muito esforço, muita luta. Hoje as mulheres são mães, esposas, trabalhadoras, profissionais respeitadas e ocupam cargos importantes de chefia e liderança, mas ainda lutamos contra o machismo e a violência neste mundo conservador. É importante saber como e onde se defender dessa violência, antes que seja tarde demais”, orientou Sebastiana. “Devemos lutar sempre por mais liberdade, autonomia e respeito”, completou.

    A secretária da Assistência Social, Izamara Amado de Moura, agradeceu a presença, no evento, das representantes das entidades que defendem a mulher e a auxiliam nas conquistas. “Sozinhas nós parecemos frágeis, mas unidas somos muito fortes. A mulher é uma guerreira, é criativa, sensível e sempre procura a harmonia e a paz, com o senso de proteção. Já o homem tem tendência ao confronto. Precisamos evoluir sempre nas nossas relações e dar mais poder às mulheres, para que possam lutar contra a violência”, disse.

    A primeira-dama Dulce Pozzobom falou em nome do prefeito Celso Pozzobom, que estava fora da cidade. Agradeceu a presença de todos, lembrou as lutas diárias, o sofrimento e as conquistas das mulheres citando como exemplo pessoas da sua família. “Hoje as mulheres estão mais fortes e ocupam espaços de destaque na sociedade. Isso é importante, mas ainda temos muito a conquistar e as mulheres precisam conhecer a estrutura de apoio que temos disponível no município”, afirmou.

    Entre outras lideranças e autoridades, também estiveram presentes as secretárias municipais de de Saúde, Cecília Cividini, e de Educação, Maria Clory Zanferrari; a presidente da Câmara, Maria Ornelas, e a vereadora Ana Novais; a delegada da Delegacia da Mulher, Isabelle Freitas Rodrigues, a presidente do CMDM, Jônia Piveta, e representantes de várias entidades, divisões e conselhos municipais. Na parte da tarde, uma panfletagem foi realizada nas imediações do Bosque dos Xetá, com distribuição de material para conscientizar a sociedade a combater a violência contra a mulher em todas as suas expressões.

    PROGRAMAÇÃO

    As ações para o Dia da Mulher envolvem a Secretaria de Assistência Social, o Creas e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A programação continua nesta terça-feira, 6, com a palestra “Intervenção técnica no atendimento à mulher em situação de violência doméstica e gênero”, às 14h no Auditório Haruyo Setogutte, no Paço Municipal, com a palestrante Anne Grace Gomes.

    Na quarta-feira, 7, haverá panfletagem das 9h às 11h no semáforo da Avenida Paraná com Rolândia, e das 14h às 17h na Parigot de Souza, ao lado do Bosque dos Xetá, em parceria com o CMDM e a Delegacia da Mulher. Na quinta, 8, haverá o “dia da beleza” no auditório do Creas/Cram a partir das 14h. Dia 9, o “dia da beleza” será no mesmo local e horário, em parceria com o curso de Estética da Universidade Paranaense (Unipar).

    O encerramento das ações em público será no sábado, 10, na Praça Arthur Thomas, das 8h às 13h. Mulheres assistidas e acompanhadas pelo Creas/Cram terão ainda uma manhã de lazer em um pesqueiro da cidade no dia 23, a partir das 9h.

  • Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto
Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661