• 07/03/2018
  • Prefeitura oferece curso de qualificação em hidráulica gratuito à população
  • Categoria: Indústria, Comércio e Turismo
  • Uma parceria entre a Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), disponibiliza à população um curso de manutenção hidráulica predial, com carga de 70 horas e 20 vagas disponíveis. As inscrições serão realizadas a partir do próximo dia 8, na Agência do Trabalhador, e o curso tem início marcado para o próximo dia 19, devendo se estender até 5 de maio.

A parte teórica do curso será ministrada no Senai, que fica na Rua Capital da Amizade, próximo ao antigo Complexo Poliesportivo. Já a parte prática será cumprida nas escolas municipais, graças a uma parceria com a Secretaria de Educação do Município. O treinamento prevê, entre outros conteúdos, a simbologia dos projetos hidráulicos, manutenção preventiva e corretiva, reparação de vazamentos, montagem, instalação e reparação de encanamento de água e esgoto e ainda instalação de bomba elétrica, boias elétricas e regulagem de pressão e vazão das tubulações.

Os documentos necessários para a inscrição dos candidatos são fotocópias da Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de endereço (fatura de água, luz ou telefone) atualizado e cópia da certidão de nascimento e ou de casamento. “O investimento do município é de R$ 5.350,00 na contratação do parceiro para a realização do curso, que será oferecido gratuitamente aos interessados”, explicou o secretário da Indústria e Comércio, Douglas Bácaro.

O secretário lembra que por recomendação do prefeito Celso Pozzobom, a Prefeitura de Umuarama tem oferecido várias oportunidades de capacitação e formação profissional sem custos para trabalhadores que buscam uma colocação no mercado de trabalho, graças a parcerias com a Agência do Trabalhador, Senac, Sesi/Senai e outras secretarias municipais.

“Tanto é que temos uma turma do curso de panificação em andamento, atualmente, e no próximo dia 13 abriremos inscrições para mais um curso nessa área, com 15 vagas, em parceria com o Senac. As inscrições poderão ser realizadas na Agência do Trabalhador”, acrescentou Bácaro. “Basta ter 18 anos completos, o ensino fundamental e vontade de aprender”, completou.

O prefeito Celso Pozzobom defende a qualificação do trabalhador para melhorar as suas chances de colocação no mercado de trabalho, bem como abrir a possibilidade de montar um negócio próprio. “A administração municipal está empenhada em preparar a mão de obra para acompanhar o crescimento da cidade e suprir as necessidades do trabalhador. Esses cursos abrem portas, ajudam a garantir o sustento das famílias e auxiliam no sucesso profissional”, encerrou o prefeito.