• 05/03/2018
  • Proerd orienta crianças sobre prevenção às drogas nas escolas municipais
  • Categoria: Educação
  • O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com a Prefeitura, atenderá a todas as escolas municipais de Umuarama. O lançamento da edição de 2018 foi na última segunda-feira, 26, na Escola Municipal Tempo Integral, e contou com a presença do prefeito Celso Pozzobom, da secretária da Educação, Maria Clory Zanferrari, e do sargento Edcarlos e soldado Jessé, do 25º Batalhão da PM de Umuarama, que foram recebidos pela diretora Fabrícia Silva de Melo Ricas.

Para o prefeito, a melhor estratégia de combate às drogas é a prevenção, especialmente junto às crianças, envolvendo também professores e demais servidores das escolas. “É muito importante para a criança saber se defender das coisas más que as cercam. E nada como um policial militar bem treinado para falar sobre esses assuntos nas escolas. Bem orientadas, as crianças vão saber se defender desse mundo quando chegarem à adolescência, além de discutir sobre o assunto em casa, com os seus pais”, disse Pozzobom.

A secretária Maria Clory disse que a Escola Tempo Integral é diferenciada das demais, pois nela os alunos permanecem o dia todo. “Nos preocupamos com a merenda, com os uniformes, a qualificação dos profissionais e os recursos materiais para os professores desenvolverem o seu potencial. Mas também não descuidamos da segurança, por isso, com o apoio da PM por meio do Proerd, estamos orientando as crianças para ficarem longe do mundo das drogas e da violência, que deve ser denunciada caso algum de vocês presencie em qualquer local”, afirmou.

O sargento Edcarlos faz parte da Patrulha Escolar, que trabalha junto às escolas estaduais, e o soldado Jessé será o instrutor do Proerd junto à rede municipal. “O futuro de Umuarama e do Brasil está aqui, nas escolas, portanto é importante contribuir para a formação dessas crianças e protegê-las do mundo da violência que resulta das drogas, tanto as ilícitas quanto as consideradas lícitas – como cigarro, narguile e álcool”, comentou o sargento.

A coordenadora educacional da secretaria, Dalva Teodoro de Azevedo da Silveira, informou que neste ano 987 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão atendidos pelo Proerd em 21 escolas da rede municipal. “O programa vai chegar a todas as escolas que contam com turmas do 5º ano”, reforçou.

Imagens: www.flickr.com/photos/prefeituradeumuarama/albums/72157690880287522

• Galeria de Fotos