• 01/03/2018
  • Funai, cacique e entidades discutem atendimento a visitantes indígenas
  • Categoria: Assistência Social
  • O prefeito Celso Pozzobom e a secretária municipal de Assistência Social, Izamara Moura, receberam o coordenador técnico da Funai (Fundação Nacional do Índio) no Paraná, Adir Carlos Velozo, e o cacique Ângelo Rufino, responsável pela tribo caingangue com base em Nova Laranjeira, para discutir estratégias de atendimento e proteção às crianças indígenas que acompanham os pais em visitas a Umuarama, para venda de artesanato.

Nestas as visitas de famílias da tribo que procuram a cidade, elas acabam expostas a uma série de riscos. Representantes de diversas entidades assistenciais, Polícia Militar e o procurador da República, Elton Luiz Bueno Cândido, do Ministério Público Federal, acompanharam a reunião. O prefeito e a secretária Izamara expuseram fatos que mostram riscos à integridade das crianças – como exploração do trabalho infantil, permanência em condições inadequadas (sob o sol forte em semáforos e ao relento, durante a noite), situação de mendicância e riscos do trânsito.

“Além disso, essas crianças ficam em contato direto com usuários de drogas e álcool, prostituição, falta de abrigo, afastamento da escola e até exposição a relações sexuais em locais públicos”, acrescentou o inspetor Valdiney Rissato, comandante da Guarda Municipal. Após quase duas horas de discussão, o cacique foi orientado a informar às famílias algumas medidas que devem ser observadas durante a estadia em Umuarama.

Para evitar que a exposição a fatores de riscos, as crianças não deverão ficar nas ruas durante a venda do artesanato. O prazo determinado pelas fichas de controle assinadas pelo cacique deverão ser respeitados e as visitas não devem ocorrem durante o ano letivo, para evitar que as crianças faltem às aulas. “Reunimos representantes das entidades e da sociedade para dividirmos essa responsabilidade e atuarmos em sintonia. Ninguém quer tirar o direito de ir e vir da população indígena, mas estamos preocupados – e somos muito cobrados por isso – com a situação das crianças, afirmou o prefeito Pozzobom.

Uma comissão formada pela secretária Izamara e equipe técnica da Assistência Social vai visitar outras cidades para conhecer formas de acolhimento aceitas pelos indígenas. “Também queremos visitar a aldeia de Nova Laranjeiras para conhecer melhor a cultura caingangue, seus costumes, rotinas e modo de vida para orientar uma aproximação em futuras abordagens em Umuarama”, disse a secretária.

Estiveram presentes à reunião, ainda, o coordenador do Projeto Família Acolhedora, Ivo Galdeno da Silva; tenente-coronel Agnaldo Letrinta, comandante, e o oficial William Silveira, do 25º Batalhão da Polícia Militar; Roger Giopato e Eunice de França, do Centro Pop; Graziella de Freitas (Apromo), Fernanda Nunes Schiavão e a psicóloga Franciele Palma (Casa da Sopa), Dayane Lílian Silva e Adriana Jacira Prazeres, do Conselho tutelar; Carlos Roberto, da Vigilância Sanitária; a chefe da Divisão de Assistência Social, Sandra Sousa Prates; e o presidente da Associação de Imprensa de Umuarama, Reginaldo Barros.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto