Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 28/02/2018
  • Até roda de motocicleta é encontrada durante limpeza de bueiros
  • Categoria: Serviços Públicos
  • As reclamações sobre alagamentos a cada chuva forte são constantes em Umuarama. Se por um lado a capacidade de escoamento das galerias pluviais está abaixo do necessário, por conta da expansão urbana e da impermeabilização do solo, sem o devido investimento na ampliação da rede, por outro o problema é agravado pela falta de cuidado de muitos moradores. A limpeza de bueiros realizada pela Prefeitura, com equipe própria e empresas terceirizadas, tem encontrado todo tipo de material obstruindo a captação e escoamento da água das chuvas nos bairros da cidade.

    Nesta semana, durante a limpeza dos bueiros no Conjunto Habitacional Sonho Meu, até aro de moto foi retirado da rede pela equipe de trabalho. “Estamos encontrando de tudo nas bocas de lobo e dentro dos tubos. Desde canos de PVC, lajotas e restos de construção, até tábuas de madeira, um volume absurdo de garrafas PET, latinhas de cerveja, embalagens plásticas, pedaços de ferro, calçados, folhas e galhos de árvores e terra, muita terra”, disse o diretor responsável pela pavimentação e limpeza dos bueiros, Valdivino Manoel de Oliveira, o Gerevine.

    O resultado da limpeza tem assustado o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima. “É muita coisa. A terra acumulada impede o escoamento da água das chuvas e faz com que a enxurrada corra sobre o asfalto, canteiros e calçadas das próprias casas dos moradores que jogam tudo no bueiro. Ali não é lugar de lixo. A população precisa entender a importância de manter bueiros livres de lixo. Sem resíduos sólidos, a própria enxurrada acaba levando a terra e areia embora. Mas quando tem alguma coisa no bueiro, o entupimento é inevitável”, alertou.

    Com a limpeza, o secretário acredita que a drenagem vai melhorar e causará menos transtornos. “Mas é importante que a população ajude a cuidar e evite deixar varrer lixo, folhas de árvores e terra pra dentro das bocas de lobo”, orienta o secretário. Ele também pede que a comunidade não jogue lixo nas ruas. “Tudo que é jogado na rua acaba indo parar nos bueiros e contribuindo para o entupimento”, alerta.

    Umuarama conta hoje com cerca de 15 mil bueiros. A manutenção é feita periodicamente, por equipes próprias e empresas terceirizadas. Uma delas utiliza um caminhão com jatos de água de alta pressão e sucção dos resíduos. “O sistema é eficiente para retirar terra e areia, porém não resolve quando há resíduos sólidos dentro do bueiro – como pedras grandes, lajotas, madeiras e garrafas PET, por exemplo. Neste caso a limpeza precisa ser manual e imaginem quanto tempo é necessário para limpar 15 mil bueiros”, comentou Gerevine.

    O secretário Isamu Oshima lembrou que o trabalho também se estende aos distritos. “Recentemente o pessoal realizou a limpeza em Serra dos Dourados. Onde houver problema e a população reclamar, a Prefeitura vai providenciar os reparos e a limpeza de bueiros”, afirmou. Os pedidos devem ser feitos à Ouvidoria do Município (pelo telefone 156) e o morador deve sempre guardar o número do protocolo para acompanhar o atendimento da solicitação.

     

    Imagens:

    www.flickr.com/photos/prefeituradeumuarama/albums/72157687890560550

  • Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto
Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661