• 08/02/2018
  • Bloco eletrônico agiliza fiscalização do trânsito em Umuarama
  • Categoria: Guarda Municipal
  • A Guarda Municipal começou a utilizar o talão eletrônico de autuações, um equipamento que permite agilizar a fiscalização de trânsito em Umuarama e torna mais precisas as notificações em caso de irregularidades.

O município licitou a locação de cinco conjuntos (PDA, impressora e sistema), que serão usados em comodato com custo mensal de R$ 7 mil. Um aparelho foi cedido para treinamento dos agentes de trânsito e todos estão habilitados para utilizar o equipamento, que substitui os blocos de papel com uma série de vantagens. Com o equipamento, os agentes poderão trabalhar na chuva sem o risco de perder a notificação, ou borrar números, além da rapidez que o sistema proporciona à rotina de fiscalização.

Os agentes passaram pela última etapa de treinamento na última semana e a partir de 1º de fevereiro iniciaram a utilização do novo sistema. “O talão eletrônico substitui o bloco de multas e funciona interligado ao sistema de informações da Guarda. É mais confiável, praticamente à prova de erros, pois além das informações apontadas pelo agente ele pode anexar fotos e até vídeos da infração, juntando mais provas para o eventual julgamento de recurso por parte da autoridade de trânsito”, explicou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer.

O aparelho atua com um chip de celular e conexão com a internet, portanto as notificações são incluídas instantaneamente o sistema. “A chance de erro é praticamente zero, pois o aparelho especifica a infração pelo código de trânsito e permite consultar a situação do veículo, caso ele tenha sido emplacado no Paraná”, acrescenta a diretora.

O sistema não é novidade no mercado. “Na verdade, Umuarama estava atrasada em relação a outras cidades do mesmo porte ou grandes centros, que já utilizam o talão eletrônico há anos. Ele traz mais segurança e rapidez para o trabalho do agente. Com a incorporação dessa tecnologia, o objetivo é tornar a fiscalização mais eficiente no combate às irregularidades cometidas no trânsito de nossa cidade”, acrescenta o prefeito Celso Pozzobom.

O diretor da Guarda Municipal, Valdiney Rissato, acrescenta que o PDA ajuda esclarecer eventuais dúvidas dos agentes com consulta direta à legislação – fundamentando a notificação, para o caso de recursos –, e ainda emite alerta para placas de veículos envolvidos em furto ou roubo. “O aparelho tem chip para comunicação com a base, mas também conta com banco de dados interno (off line), que pode ser periodicamente atualizado com o cadastro de veículos do Paraná”, explica.

O kit é composto por PDA, impressora – que emite a multa para assinatura do infrator –, um aplicativo de scaner e o sistema de gerenciamento. Quatro kits serão utilizados por equipes durante rondas pela cidade e um permanecerá na sede da corporação.