Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 06/02/2018
  • Vans do transporte escolar remunerado devem se adequar às novas exigências
  • Categoria: Umutrans
  • A Diretoria de Trânsito (Umutrans) está fiscalizando as vans utilizadas no transporte escolar remunerado em Umuarama. O objetivo é que os veículos estejam em boas condições e com a documentação e os acessórios em dia para o início de mais um ano letivo. Até a última quinta-feira, 1º, proprietários de 16 vans procuraram o órgão e praticamente todos foram aprovados na vistoria.

    A diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, informou que deu prazo para que alguns detalhes sejam adequados nos veículos. O principal deles é o cumprimento ao artigo 1º da resolução 504/2014, que passou a valer a partir de janeiro deste ano. Ela torna obrigatória a utilização de espelhos retrovisores, equipamentos do tipo câmera/monitor ou outro dispositivo equivalente, a ser instalado nos veículos destinados ao transporte coletivo de crianças em idade escolar.

    O transporte remunerado de escolares também é regulamentado pela lei municipal 4059/2015. “Como é uma adequação obrigatória, que entrou em vigor este ano, demos 30 dias de prazo para que os donos providenciem a regularização. Mas uma parte deles já está com o equipamento instalado. A finalidade é evitar que alguma criança seja atropelada pela van, durante o transporte, uma vez que por suas dimensões pode haver algum ponto cego para o condutor. Com imagens da parte frontal e da traseira, conseguimos aumentar a segurança”, disse Dianês.

    Embora todas as vans registradas na Prefeitura já tenham passado pela vistoria anual, realizada pelo município, a diretora ainda aguarda outros veículos até o próximo dia 15. “Pessoas que estejam interessadas em prestar esse tipo de serviço regularmente devem procurar a Umutrans para a avaliação do veículo e da documentação, além da habilitação e documentos pessoais do condutor. Se tudo estiver certo, ele deverá se cadastrar na Prefeitura”, orientou.

    Outra recomendação da Umutrans é quanto à obrigatoriedade de um monitor em cada veículo. A pessoa deve ter mais de 18 anos e não possuir antecedentes criminais – comprovando com certidão negativa obtida na Justiça, que também é obrigatória para o condutor. “Após este serviço, também realizaremos vistoria nos ônibus do transporte escolar municipal”, completou Dianês.

Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661