• 06/02/2018
  • Coleta de recicláveis será reforçada com novo caminhão compactador
  • Categoria: Agricultura e Meio Ambiente
  • Umuarama deverá receber nos próximos meses um caminhão ¾ equipado para a coleta do lixo reciclável. A solicitação, feita pelo vereador Júnior Ceranto ao Instituto das Águas do Paraná, contou com o apoio do deputado estadual Márcio Nunes e os recursos foram assegurados ao município para a aquisição, por meio de licitação. O veículo tem o valor estimado de R$ 290 mil.

Na justificativa, o vereador considera a expansão urbana e populacional de Umuarama, bem como a necessidade de manutenção e preservação do meio ambiente, “portanto, destaca-se nesta esteira a reciclagem de lixo como atividade e comportamento extremamente necessários”, disse. Júnior Ceranto acrescenta que o atendimento desta solicitação “em muito beneficiará e alavancará a continuidade dos serviços de coleta de recicláveis na cidade, proporcionando o bem-estar e a saúde a todos”.

A liberação do caminhão é parte Sistema Integrado de Coleta Seletiva, desenvolvido pelo Instituto das Águas do Paraná. O programa promove a preservação do meio ambiente e a saúde pública, atentando para a sustentabilidade dos recicladores e conscientização da população através da educação ambiental. Realizado em convênio com as prefeituras, a primeira etapa consiste na liberação de recursos para a aquisição do caminhão próprio para a coleta seletiva.

O município se responsabiliza pelos barracões da unidade de processamento dos recicláveis, motorista para o veículo de coleta e a manutenção dos equipamentos. Em outra etapa, serão destinados os equipamentos para a triagem e reciclagem, conforme a necessidade de cada município. Em Umuarama, a Cooperativa dos Catadores de Recicláveis (Cooperuma) já conta com esta estrutura em funcionamento, no Aterro Sanitário Municipal. Por isso, o caminhão próprio permitirá agilizar a coleta, tornando-a mais rápida e eficiente.

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que atualmente, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza a coleta em toda a área urbana, nos distritos e em parte da zona rural utilizando caminhões-baú. “Com o novo veículo, durante a coleta já poderá ser iniciada a separação e compactação dos recicláveis. Ele agiliza a coleta e adianta o trabalho de processamento, realizado na cooperativa. Por isso é importante o apoio do vereador e do deputado Márcio Nunes para melhorarmos o sistema de coleta e destinação dos resíduos recicláveis de Umuarama”, acrescentou o prefeito. A licitação será realizada nas próximas semanas.