• 30/01/2018
  • Acampamento católico terminará com desfile no dia do Carnaval
  • Categoria: Cultura
  • O prefeito Celso Pozzobom recebeu representantes da Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes, da Fundação Cultural de Umuarama, diretorias sociais dos clubes da cidade e associações atléticas universitárias para discutir o futuro do carnaval de rua do município, no final do ano passado. O entendimento era de que a Prefeitura auxiliaria a escola nos festejos carnavalescos. Embora reconheça a importância cultural da festa e a tradição que ela tem em Umuarama, a situação caótica provocada pelas chuvas inviabilizou os esforços para o carnaval de rua neste ano.

Mesmo assim, a alegria dos jovens será garantida com um desfile pela principal avenida da cidade, na terça-feira de Carnaval. Pozzobom informa que a Prefeitura foi procurada pela Paróquia São José Operário para apoiar a realização de um desfile comemorativo ao encerramento de um acampamento religioso destinado a jovens de 18 a 25. “Duas paróquias se juntaram – a outra é a São Vicente Pallotti – pois os acampamentos coincidiram. Com isso, haverá esse desfile na Avenida Paraná, entre as praças Miguel Rossafa e Santos Dumont. Um trio elétrico vai puxar a folia com temas religiosos em ritmo de carnaval e o encerramento será aberto a toda a população”, anunciou o prefeito.

Umuarama já teve desfiles com até três escolas de samba e diversos blocos, além das noitadas nos clubes e matinês populares. “Em algum momento o carnaval de rua deverá retornar com força total em nossa cidade, porém neste ano o planejamento foi comprometido pelas chuvas, que causaram sérios estragos na nossa infraestrutura”, lamentou.

Os temporais de dezembro e início de janeiro trouxeram problemas diversos, muitos danos no pavimento asfáltico, erosões em vários bairros, galerias destruídas, pontes interditadas e até famílias desalojadas por alagamentos, além das estradas rurais seriamente comprometidas. Essa demanda ocupou toda a força de trabalho nas áreas de serviços públicos, rodoviários e obras. “Temos feito um grande esforço para recuperar a cidade e esse trabalho vai durar mais algumas semanas. Infelizmente, não será possível deslocar mão de obra para organizar um carnaval de rua, preparar o desfile e a infraestrutura necessária para dar segurança aos foliões e à população”, explicou o prefeito.

A prioridade é restabelecer as condições de tráfego das ruas e avenidas, eliminar focos de erosão – antes que se tornem problemas maiores – e melhorar as estradas. “Temos que pensar no bem-estar e na segurança da maioria da população. Lamentamos, mas no momento não dá para envolver o município com uma festa de carnaval, enquanto há muito trabalho para recuperar a cidade”, afirmou.

No entanto, Pozzobom disse apoiar as iniciativas dos clubes e entidades que queiram promover eventos carnavalescos. “Aguardamos que nos próximos anos tenhamos condições mais favoráveis”, completou. “Novas parcerias podem ser estabelecidas no futuro, basta que os interessados procurem a Fundação Cultural de Umuarama com antecedência, para que haja tempo de planejamento”, orientou o prefeito.

Participaram das reuniões do carnaval de rua Marilza de Barros Silva, o mestre Armando da Silva e Yeda Regina Quintino da Silva, da escola de samba; o diretor Social Harmonia Clube de Campo, Orlando Gastaldim, o vice-presidente Umuarama Country Club, Marcelo Naufel Tropa, e a diretora da Fundação Cultural, Vera Lúcia Borges.

ACAMP'S ALEGRIA

Por outro lado, durante o período de carnaval acontece o tradicional Acampamento Juvenil das paróquias São José Operário e São Vicente Pallotti – que neste ano inicia dia 9 e termina no dia 13 de fevereiro. O encerramento terá um desfile no dia 13, feriado de carnaval, a partir das 19h30, partindo da Praça Miguel Rossafa e concluindo na Santos Dumont, com a presença dos campistas e equipe de trabalho das duas paróquias e também campistas e equipe de outros acampamentos.

Só a Paróquia São José Operário tem mais de 500 pessoas envolvidas. “Com muita alegria, embalado por um trio elétrico tocando músicas sacras em ritmo de carnaval, traremos a alegria de ser campista para toda a população, que é nossa convidada. Marque na sua agenda o desfile com trio elétrico 'Acamp's Alegria'. Coloque uma roupa bem alegre, fantasie as crianças e venha participar conosco deste momento de alegria e fé”, convida o padre Machado, da São José Operário.