• 25/01/2018
  • Castra Móvel ajudará município no controle populacional de animais
  • Categoria: Saúde
  • Com a aquisição de um Castra Móvel, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Umuarama poderá dar mais um passo na política pública de controle populacional de animais. A liberação de recursos para a aquisição dos equipamentos foi anunciada no último sábado, 20, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao prefeito Celso Pozzobom e diversas lideranças reunidas no auditório da Prefeitura. A previsão é que o serviço seja oferecido gratuitamente à população a partir de abril deste ano.

Com a aquisição, o município atende à política pública de controle populacional de animais, estabelecida pela lei 4.217, de autoria dos vereadores Júnior Ceranto e Ana Novais. A lei dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Esterilização de cães e gatos abandonados ou pertencentes às famílias em situação de vulnerabilidade social no município de Umuarama.

O prefeito informa que a documentação já está juntada e a licitação deve ser aberta nos próximos dias, para adquirir um reboque climatizado e os instrumentos e equipamentos necessários para iniciar a castração de cães e gatos. “O investimento será de R$ 120 mil e faremos parcerias com instituições de ensino superior para oferecermos profissionais veterinários para prestar esse importante serviço à comunidade. Com o controle populacional, esperamos reduzir o número de animais soltos nas ruas da cidade e desafogar um pouco as instituições que cuidam de cães e gatos abandonados”, justificou Pozzobom.

Os recursos liberados pelo Ministério da Saúde – dentro do programa de controle de zoonoses, que prevê o investimento de quase R$ 25 milhões neste tipo de atendimento, em todo o país – foram conseguidos com o apoio do deputado federal Osmar Bertoldi (DEM/PR). “Somos muito gratos ao deputado por esta conquista, que vai nos auxiliar em muito na questão dos animais de rua. O Osmar Bertoldi atendeu prontamente ao nosso pedido e o ministro entendeu a necessidade de Umuarama, neste setor, sinalizando de forma positiva”, acrescentou Pozzobom.

O serviço será direcionado a cães e gatos de rua e também a animais domésticos, atendendo pedidos dos donos. Caso tenha um proprietário, o bicho a ser castrado poderá ser do sexo masculino  ou feminino. Se for animal de rua, sem dono, apenas os machos poderão receber a cirurgia de esterilização – já que as fêmeas necessitam de mais cuidados no pós-operatório. O atendimento será  prestado nos bairros da cidade, durante as ações do Programa Bairro Saudável, que terá mais serviços neste ano.

CARACTERÍSTICAS

A unidade móvel de castração animal será montada em um trailer com dimensões mínimas de 2,40 m de largura por 6 m de comprimento, paredes em chapa alumínio com acabamento em PVC reforçada por estrutura metálica, lavável, higiênico e tolerante a produtos abrasivos. Terá sala pré-operatória contendo mesa para preparo dos animais, sala cirúrgica com mesa e suporte para soro, sala pós-operatória com acomodação para 8 animais e banheiro composto por vaso sanitário e pia para utilização da equipe, além de frigobar e duas pias com torneiras elétricas, personalização nos padrões do município, toldo lateral, instalações elétricas apropriadas para gerador, se necessário, reservatório de 350 litros de água limpa e outro para dejetos.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto