• 12/01/2018
  • IPTU de 2018 tem 4 mil contribuintes a mais que total do ano passado
  • Categoria: Fazenda
  • O volume de carnês emitidos pela Secretaria Municipal da Fazenda para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano de Umuarama (IPTU 2018) aumentou cerca de 7% em relação ao total lançado no ano passado. Com o registro de novos loteamentos e desmembramentos de terrenos, a expansão urbana gerou 4 mil novos contribuintes no comparativo com 2017, totalizando neste ano 61.096 carnês – dos quais 37.466 prediais e os 23.630 restantes territoriais.

Os números foram informados pelo secretário da Fazenda de Umuarama, Everaldo Marcos Navarro. Os boletos chegaram nesta semana e começam a ser distribuídos pelos Correios, no endereço dos contribuintes, a partir da próxima segunda-feira, 15. “Nossa expectativa é que até o final de janeiro todos os boletos tenham sido entregues. Quem não receber pode procurar na Secretaria da Fazenda ou emitir a segunda via no site da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br)”, explicou o secretário.

A expectativa de receita com o IPTU deste ano é de R$ 30 milhões 491 mil. Se a esse valor for adicionada a arrecadação estimada com as taxas de coleta de lixo e a Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (Cosip) – que incide sobre terrenos sem edificações – a previsão salta para R$ 42 milhões 596 mil. “Esse valor não considera os descontos previstos para o pagamento a vista, portanto é uma meta inatingível. É impossível prever quantos contribuintes aproveitarão o desconto”, acrescentou Navarro.

De acordo com o secretário a população de Umuarama têm contribuído significativamente com o pagamento do tributo. “No exercício passado, recebemos mais de 70% do total de 57.087 carnês lançados. Foram arrecadados R$ 25 milhões do total de R$ 28 milhões lançados. O restante foi incluído na dívida ativa dos contribuintes inadimplentes”, explicou.

DESCONTOS

O contribuinte que optar pelo pagamento à vista até o dia 15 de fevereiro terá 10% de desconto sobre o valor do IPTU 2018. Já quem preferir pagar em cota única após esta data, terá 5% de desconto até 15 de março. A terceira opção é pagamento parcelado em 10 vezes sem juros – neste caso, a primeira parcela tem vencimento em 15 de março.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto