Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 10/01/2018
  • Estradas rurais estarão recuperadas até o final de janeiro
  • Categoria: Agricultura e Meio Ambiente
  • A Prefeitura de Umuarama precisará de 20 e 30 dias para devolver as boas condições de tráfego às estradas rurais não pavimentadas, seriamente danificadas pelo excesso de chuva das últimas semanas de dezembro e início de janeiro. A avaliação é do secretário municipal de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti. Ele lembra que, com as características do solo de arenito e o volume recorde de precipitação (foram mais de 400 mm de chuvas em poucos dias), muitos trechos das estradas não resistiram.

    A secretaria recebe diariamente pedidos de serviços de praticamente todas as regiões do município e vem atendendo-os à medida do possível. “Em dezembro foi impossível cuidar das estradas. Fizemos apenas serviços emergenciais e prestamos socorro em locais onde a passagem ficou impossibilitada por causa da lama, erosões e quedas de aterros”, afirmou. Liutti disse que, embora já tenha um panorama da situação, ainda não foi possível calcular o custo dos estragos causados pelas chuvas.

    O município tem mais de 500 quilômetros de estradas em leito natural – sem asfalto. A conservação e manutenção é feita regularmente, bem como melhorias em aterros, pontes, adequação de leito e outros serviços. “Estando bem conservadas, as estradas resistem às chuvas. Porém, com o alto volume registrado no final de 2017, muitos trechos foram prejudicados e estamos trabalhando na recuperação”, informou o diretor de Serviços Rodoviários, Valdecir Rabelo.

    Nos últimos dias a secretaria tem mobilizado equipes para reparos emergenciais, a fim de restabelecer o tráfego na zona rural. Nesta terça-feira, 9, uma equipe recuperou trecho da Estrada Colibri onde surgiu uma nascente, após o alto índice de chuvas. A Estrada Divisora, que liga a PR-580 ao povoado Três Placas e depois ao distrito de Vila Nova União e Carboneira (Maria Helena), também recebeu reparos nos pontos mais críticos, com serviços de pá carregadeira e movimentação de terra em caminhões caçambas.

    Com motoniveladora, a Prefeitura vem recuperando a trafegabilidade nas estradas União, Esperança, Samambaia e João Baraniuk – até o distrito de Roberto Silveira. Ainda nesta semana, o patrolamento será realizado nas estradas Copacabana e Tropeiro, nas imediações do mesmo distrito. “O andamento do serviço depende das boas condições climáticas. Se chover, as máquinas não trabalham com a mesma efetividade e, de acordo com a meteorologia, teremos dias chuvosos nas próximas semanas”, alertou Mauro Liutti.

    EMERGENCIAL

    A Estrada Urupês recebeu um serviço emergencial em dezembro para restaurar a passagem de veículos e nos próximos dias o entulho usado no local será substituído por terra, eliminando os transtornos causados pelo uso de restos de construção. “Foi uma ação emergencial e utilizamos o material que estava disponível”, justificou o secretário. “Agora terminaremos o trabalho com material mais adequado”.

    Outra estrada que será atendida imediatamente é a Borboleta (também conhecida como 'Ponte Queimada'), onde há um trecho de cerca de um quilômetro em condições precárias. “A via recebeu conservação em vários trechos, através de parceria envolvendo o município e uma usina de álcool e açúcar da região. Agora vamos recuperar esta parte mais danificada para garantir acesso aos moradores locais”, acrescentou o diretor Valdecir Rabelo.

    O secretário Mauro Liutti informou também que, para recuperar trechos mais comprometidos nas estradas, a Prefeitura adquiriu 22 mil metros cúbicos de cascalho em caráter emergencial. “Com a chuva aumentaram as demandas, principalmente em pontos íngremes – mais sensíveis à ação das enxurradas. Mas até o final de janeiro estaremos com a malha viária em boas condições e em breve iniciaremos uma readequação mais ampla nas nossas principais estradas”, completou.

  • Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto
Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661