• 21/12/2017
  • Cemitério e canteiros da Parigot de Souza ganham gramado
  • Categoria: Acesf
  •  O Cemitério Municipal de Umuarama está ganhando uma área verde ao lado dos muros voltados para a Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes e em parte da face para a rua Rodrigues Alves. Mais do que embelezar o ambiente, o plantio de grama busca compactar o solo – por meio das raízes – e evitar o deslocamento de terras pelas enxurradas. O gramado é a última etapa de um amplo trabalho feito para combater a erosão, que chegou a ameaçar uma parte dos muros.

Na última semana, uma empresa contratada pelo município iniciou o plantio de 2,2 mil metros quadrados de grama, aproximadamente, na única rua ainda não pavimentada do cemitério. “Em contato com o prefeito Celso Pozzobom, decidimos pelo plantio de grama para conter a velocidade da enxurrada, absorver o máximo de água e reduzir o volume escoado pelo sistema de galerias pluviais”, explicou o diretor da Acesf, Vicente Fernandes Resende.

Como é uma rua com grande caída, a pavimentação impermeabilizaria o solo e o volume de enxurrada seria muito grande nas caixas localizadas no cruzamento da rua Rodrigues Alves com a Avenida Ariovaldo Moraes, do lado de fora do cemitério. “Já tivemos muitos problemas nessa baixada, em dias de chuva forte. A enxurrada causa erosão, desloca terra ao lado dos muros e leva a sujeira toda para fora do cemitério”, lembrou o diretor.

Desde o início do ano, a Acesf vem realizando melhorias no cemitério e uma das preocupações foi resolver o problema da erosão. “Por isso, ampliamos a rede de galerias pluviais e construímos mais bocas de lobo. Depois recuperamos o aterro, aplainamos o solo e agora o plantio de grama mato grosso completa o processo”, explicou o prefeito Celso Pozzobom. “Com isso eliminamos o problema da erosão e melhoramos o visual. Uma área verde bem cuidada melhora o aspecto do local, que é muito visitado pela população nas datas especiais e ao longo do ano”, completou.

Por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a Prefeitura de Umuarama também vai recuperar outros pontos degradados em canteiros, praças e outros logradouros públicos. O secretário José Guimarães de Melo informou que, em uma etapa inicial, a grama mato grosso será plantada nos canteiros da Avenida Parigot de Souza, que neste ano teve o pavimento restaurado pela Prefeitura, além de ganhar calçadas desde a Guanabara até o antigo Poliesportivo.

REVITALIZAÇÃO

“Estamos nivelando os canteiros e no início de janeiro será plantada a grama, dando continuidade ao paisagismo que o prefeito Celso Pozzobom realizará naquele trecho”, disse o secretário. O asfalto já foi totalmente recapeado e em seguida será implantada nova iluminação, com lâmpadas modernas de LED. Também foram plantadas 60 mudas de ipês em substituição a árvores frutíferas cultivadas de forma irregular nos canteiros, que causavam transtornos e a proliferação de insetos.

“Futuramente vamos reurbanizar o espaço do Poliesportivo, com arborização, plantio de grama e algumas intervenções arquitetônicas. Aquela região da cidade será valorizada, pois está em um dos principais acessos ao centro, tanto para moradores dos bairros quanto visitantes que chegam pelas rodovias PR-323 e PR-489”, acrescentou o prefeito Celso Pozzobom. Ele informou que os canteiros da Avenida Paraná, na região central, também serão revitalizados no início do próximo ano, com o plantio de grama esmeralda – semelhante à cultivada em torno do Paço Municipal.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto