• 21/12/2017
  • Vagas de curta duração são sinalizadas na cor verde
  • Categoria: Umutrans
  •  A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) está aplicando uma sinalização especial para as vagas de estacionamentos de curta duração, próximo a pontos de grande fluxo de veículos. Há cerca de 50 vagas dessa natureza, identificadas por placas – tanto fora quanto dentro do perímetro do Estacionamento Rotativo Pago Zona Azul. A medida destina-se à regulamentação de área para paradas de “curta duração”, estabelecendo a obrigatoriedade da rotatividade no uso desses espaços.

As vagas, antes identificadas apenas pelas placas com informação complementar sobre o tempo máximo de permanência do veículo e a obrigatoriedade de acionar o pisca alerta durante a utilização, agora receberam sinalização horizontal com tinta verde – diferenciando das vagas normais. “Muitos motoristas alegavam desconhecer a existência da regulamentação para estas paradas rápidas, que não necessitam de cartão da Zona Azul, apesar das placas. Agora, com a marcação verde no asfalto, esperamos chamar mais a atenção e orientar os usuários para que eles não sejam multados por exceder o tempo de permanência, que é de 15 minutos”, explica a diretora da Umutrans, Dianês Piffer.

A fiscalização é feita pelos guardas municipais que atuam como agentes de trânsito e também pela Polícia Militar. Quem desobedecer as regras, estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cometerá infração grave e estará sujeito a multa de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“O motorista pode usar a vaga por pouco tempo, apenas para entregar algum documento, realizar um pagamento ou outra ação rápida. Por isso a necessidade do pisca alerta ligado”, explicou Dianês Piffer. Para uso dessa vaga não há necessidade de cartão. A sinalização vertical (placa R6b com informação complementar) está prevista na Resolução 302/2008, do Conselho Nacional de Trânsito, e fica a critério do órgão municipal de trânsito avaliar a necessidade local.

As vagas estão disponíveis nos pontos considerados essenciais, devido à demanda por espaço. O funcionamento efetivo dessa sinalização, porém, depende da conscientização e o respeito ao limite de tempo por parte dos cidadãos. A vaga de curta duração é uma forma de democratizar o uso do espaço, que precisa ser utilizado por várias pessoas ao longo do dia. As vagas de curta duração defronte aos hospitais têm um tempo maior de permanência, no máximo 30 minutos.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto