• 21/12/2017
  • Guarda Municipal vai utilizar bloco eletrônico de multas a partir de janeiro
  • Categoria: Guarda Municipal
  •  A Guarda Municipal utilizará a partir de janeiro de 2018 o bloco eletrônico de autuações, um equipamento que agilizará a fiscalização do trânsito de Umuarama e tornar mais precisas as notificações de irregularidades. O município licitou a locação de cinco conjuntos (PDA, impressora e sistema), que serão usados em comodato com custo mensal de R$ 7 mil. Um aparelho foi cedido para treinamento dos agentes de trânsito e todos estão habilitados para utilizar o equipamento, que substitui os blocos de papel com uma série de vantagens.

Conforme a diretora da Umutrans, Dianês Piffer, a opção pela locação se deve ao alto custo para aquisição dos aparelhos, também à manutenção e aos custos operacionais. “Como os PDAs são locados, sempre que houver mudanças nas leis do trânsito a atualização será por conta da empresa, bem como a manutenção e reparos, em caso de problemas”, explicou.

Com o bloco eletrônico, os agentes poderão trabalhar na chuva sem o risco de perder a notificação, ou borrar números, além da rapidez que o sistema proporciona o dia a dia. “A chance de erro na multa é praticamente zerada, pois o aparelho especifica a infração pelo código de trânsito e ainda permite consultar a situação do veículo, caso ele tenha sido emplacado no Paraná”, acrescenta a diretora. Além disso, a notificação pode ter o registro de foto ou até de vídeo.

“Umuarama estava bem atrasa nesse serviço, pois há cidades no Paraná que utilizam o equipamento há mais de 10 anos. O objetivo do município, com a incorporação dessa tecnologia é tornar a fiscalização mais eficiente e o agilizar o trabalho dos agentes no combate às irregularidades cometidas no trânsito de nossa cidade”, lembra o prefeito Celso Pozzobom.

O diretor da Guarda Municipal, Valdiney Rissato, acrescenta que o PDA dá dinamismo ao trabalho dos agentes, além de esclarecer eventuais dúvidas com consulta direta à legislação – fundamentando a notificação, para o caso de recursos –, e ainda emite alerta para placas de veículos envolvidos em furto ou roubo. “O aparelho utiliza um chip de telefone celular para comunicação com a base, via internet, mas também conta com banco de dados interno (off line), que pode ser periodicamente atualizado com o cadastro de veículos do Paraná”, explica.

O kit é composto por PDA, impressora – que emite a multa para assinatura do infrator –, um aplicativo de scaner e o sistema de gerenciamento. Quatro kits serão utilizados por equipes da Guarda Municipal durante as rondas pela cidade e um permanecerá na sede da corporação. “Queremos tornar o trânsito de Umuarama mais seguro e justo. Apenas motoristas infratores flagrados em irregularidades serão notificados. Quem segue as leis de trânsito, respeita a sinalização e está com o veículo em dia pode trafegar tranquilamente pelas ruas da cidade”, completou.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto