• 15/12/2017
  • Último informe técnico do ano aponta 5 casos de dengue em Umuarama
  • Categoria: Covisa
  •   A Secretaria de Saúde de Umuarama/ Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) divulgou nesta quinta-feira, 14, o 10º e último informe técnico de 2017 com a situação da dengue, febre chikungunya e Zika Vírus no município – doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre a primeira e a 50ª semana epidemiológica (dados atualizados em 14/12), a Capital da Amizade registrou cinco casos confirmados de dengue (quatro contraídos no próprio município e um importado), entre um total de 247 notificações apuradas em 30 bairros da cidade.

Do total de casos suspeitos, 206 foram descartados e 36 permanecem em investigação. “O ideal é que não tivéssemos nenhum caso, mas esse número mostra que as ações dos agentes e o cuidado da população foram efetivos. Podemos creditar parte desse sucesso ao Bairro Saudável, programa da Prefeitura que ajudou a população a eliminar entulhos e possíveis criadouros do mosquito em todas as regiões da cidade”, avaliou o diretor da Covisa, Flávio Posseti.

A Secretaria de Saúde chama a atenção para a avaliação do Serviço de Alerta Climático de Dengue do Laboratório de Climatologia da UFPR (www.laboclima.ufpr.br), que coloca o município em situação de “risco alto” para proliferação do mosquito. “Precisamos intensificar as medidas de controle para redução da capacidade de infestação, eliminando as possibilidades de surgirem criadouros do mosquito (acúmulo de água parada)”, alerta a secretária Cecília Cividini. Ela informa que os cinco casos foram confirmados mediante exame laboratorial e acrescenta que “não foram encontrados caso de Febre de Chikungunya e Zika Vírus no ano epidemiológico de 2017, no município de Umuarama”.

O público com maior incidência de notificações (53,8%) é composto por homens e mulheres na faixa dos 20 aos 49 anos. Outros 19,4% envolvem crianças e jovens de ambos os sexos entre os 10 e os 19 anos e o terceiro grupo com maior número de notificações é composto por pessoas de 50 a 64 anos (9,3%) e de 65 anos acima (6,8%). Neste ano, não houve registro de mortes ou dengue grave ou com sinais de alarme em Umuarama.