• 11/12/2017
  • Construção civil manteve o ritmo em novembro
  • Categoria: Obras, Projetos Técnicos e Planejamento Urbano
  •  Novembro foi um mês positivo para a construção civil. Tendo por base a aprovação de projetos, é possível avaliar que o setor vem resistindo à crise em Umuarama e, na média, mantém o ritmo de desenvolvimento em relação ao ano passado. “No comparativo com 2016, estamos um pouquinho acima da média (19.933,73 m² neste ano, contra 19.450,93 m²)”, afirmou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos da Prefeitura, Isamu Oshima.

Segundo Isamu a diferença é pequena, “mas indica estabilidade no setor e mantém boas perspetivas para 2018, quando acreditamos que Umuarama e região terão o crescimento fortalecido”, apontou. Os números foram apresentados na última semana pelo diretor de Planejamento Urbano da Prefeitura, Antônio Carlos Lavagnini.

Em novembro, foram aprovados 21.097 m² de obras dos mais variados portes e finalidades em todo o município – praticamente o mesmo volume de outubro (25.594,73 m²). “O setor oscilou bastante ao longo do ano, tendo junho como o mês mais positivo (45.150 m²) e o menor índice de projetos foi aprovado em julho (10.654 m²). A expectativa é manter o desempenho em dezembro e fechar o ano num patamar próximo ao de 2016. Mesmo que não haja crescimento, a estabilidade indica que os efeitos da crise não atingiram Umuarama com a mesma intensidade que outros centros”, ponderou o diretor.

No acumulado do ano, a Prefeitura já aprovou 219.271 m² de projetos para a construção civil, autorizando obras que geram empregos e movimentam o comércio de material de construção, acabamento, móveis e eletrodomésticos.

Para o prefeito Celso Pozzobom, quem constrói uma casa nova, apartamento ou mesmo um prédio comercial, não vai querer ficar com móveis e eletrodomésticos velhos. “A tendência é trocar toda a mobília e iniciar uma vida nova no novo lar, escritório ou loja. O bom desempenho desse setor é um indicador importante para a nossa economia, pois mostra que apesar das dificuldades propagadas pela mídia a população local está acreditando e investindo no potencial e no futuro de nossa cidade”, acrescentou o prefeito.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto