• 07/12/2017
  • Prefeito acompanha início da limpeza do Lago Aratimbó
  • Categoria: Obras, Projetos Técnicos e Planejamento Urbano
  • O prefeito Celso Pozzobom visitou na tarde desta segunda-feira, 4, o início do serviço de desassoreamento do Lago Aratimbó. “Após um longo período de espera, finalmente podemos ver o início desta obra tão aguardada pela população. Nossa expectativa é que o trabalho seja realizado de forma ininterrupta até a conclusão, para devolvermos à população este belo cartão-postal de Umuarama, utilizado como ponto de encontro para o lazer nos finais de semana, além de concentrar uma série de atividades”, disse o prefeito.

A contratação de horas-máquina de escavadeira hidráulica foi realizada após licitação em maio deste ano, porém uma série de problemas fez com que o serviço fosse protelado até esta semana. “Inicialmente, tivemos dificuldade para utilizar caminhões da Prefeitura no transporte da terra e resíduos que serão tirados do lago. Após licitarmos a contratação de caminhões de terceiros, a empresa informou que a máquina teve problemas mecânicos. Por fim, houve demora na liberação de um operador”, lembrou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

A escavadeira chegou ao Lago Aratimbó há mais de uma semana e nesta segunda finalmente o trabalho foi iniciado. “Porém, não é possível fazer previsão de quanto tempo será necessário para remover toda a terra, areia e detritos que se acumularam no leito do lago. O andamento do serviço vai depender de vários fatores, inclusive o clima. Se chover forte, o trabalho será prejudicado”, acrescentou o secretário.

Na última quinta-feira, 31, a Secretaria de Obras emitiu notificação judicial para a empresa iniciar a limpeza do lago imediatamente, com prazo de 24 h para resposta. Nesta segunda-feira, caso não fosse apresentada uma solução, Isamu Oshima pediria o cancelamento do contrato. O secretário informou que o município contratou 500 h/máquina de escavadeira hidráulica ao custo de R$ 75 mil. Em outro processo licitatório – que fechou em R$ 324 mil – foram adquiridas 3 mil viagens de caminhão para o transporte dos resíduos.

“É importante destacar que essas contratações não são exclusivas para a limpeza do lago. Além deste serviço, as horas de escavadeira hidráulica e viagens de caminhões também serão usados na limpeza de tanques pulmão (grandes reservatórios nos finais das redes de galerias pluviais, que retém água e areia levada pela enxurrada) e serviços de aterros, pontes e melhorias em estradas rurais”, completou o secretário de Obras do município.

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto